Diário de São Paulo
Siga-nos

É confirmado o primeiro caso de chikungunya na cidade de Votuporanga

A Secretaria de Saúde de Votuporanga confirmou nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de chikungunya no município. A paciente é  uma mulher de 26 anos que,

É confirmado o primeiro caso de chikungunya na cidade de Votuporanga
É confirmado o primeiro caso de chikungunya na cidade de Votuporanga

Redação Publicado em 24/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 19h31


Saúde de Votuporanga confirma primeiro caso de chikungunya

Paciente estava grávida, teve dor de cabeça e manchas vermelhas.
Sintomas apresentados não eram clássicos da febre, segundo Saúde.

A Secretaria de Saúde de Votuporanga confirmou nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de chikungunya no município. A paciente é  uma mulher de 26 anos que, na ocasião, estava na 26ª semana de gestação e apresentou dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo (exantema).

De acordo com protocolo da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, foram coletadas amostras de sangue e urina e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, onde foram descartadas as suspeitas de dengue e vírus da zika, mas deu resultado positivo para chikungunya.

Segundo a Secretaria de Saúde, os sintomas apresentados pela paciente não eram os sintomas clássicos da febre chikungunya. Mãe e criança, já nascida, passam bem. A secretaria informa que o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) tomou todas as medidas antes mesmo da confirmação do caso.

Além disso, o Secez tem feito ações de controle ao Aedes aegypti ininterruptamente, entre elas, bloqueio de criadouros nos casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya; bloqueio com nebulização em casos positivos; bloqueio de nebulização ambiental nas áreas do bairro; realização de visitas em pontos estratégicos; visitas em imóveis especiais; atendimento a notificações e visitas casa a casa.

O Secez promove ainda atividades de comunicação e mobilização nas escolas municipais e privadas, treinamento de agentes comunitários e endemias no controle e orientação sobre a dengue; bem como parcerias com igrejas e clubes de serviços para a divulgação das doenças transmitidas pelo Aedes.

Prevenção
A melhor forma para combater a dengue, o chikungunya e o zika vírus é eliminar focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a Secretaria de Saúde recomenda:
– Manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água
– Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada
– Não jogar lixo em terrenos baldios
– Guardar garrafas de vidro ou plástico e mantê-las sempre de boca para baixo
– Não deixar água de chuva acumulada sobre a laje
– Encher pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda
– Ao guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva
– Limpar calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água
– Lavar vasos de plantas aquáticas com água e sabão, toda semana

Compartilhe  

últimas notícias