Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidade de SP amplia testagem de Covid-19 e Influenza em pacientes com síndrome gripal, diz secretário

A partir desta semana, todas as bases de saúde da cidade de São Paulo irão testar pacientes sintomáticos com problemas respiratórios contra Covid-19 e contra

Cidade de SP amplia testagem de Covid-19 e Influenza em pacientes com síndrome gripal, diz secretário
Cidade de SP amplia testagem de Covid-19 e Influenza em pacientes com síndrome gripal, diz secretário

Redação Publicado em 05/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h56


A partir desta semana, todas as bases de saúde da cidade de São Paulo irão testar pacientes sintomáticos com problemas respiratórios contra Covid-19 e contra Influenza simultaneamente. A decisão busca acelerar o diagnóstico de pessoas com doenças respiratórias, isolando rapidamente, informou o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido.

Os testes serão realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade de São Paulo.

Segundo Aparecido, assim que um paciente com sintomas chegar à unidade pública de saúde municipal, fará testes de Covid e de influenza na sequência.

A primeira fase será o paciente fazer o teste de antígeno para Covid-19, chamado de “teste rápido”. Se esse exame der negativo, o paciente passará pelo segundo procedimento: o exame PCR contra Covid-19 e também o exame para constatar ou não a presença do vírus da Influenza.

Nas últimas semanas, na rede municipal paulistana tem realizado 20 mil atendimentos por dia por síndrome gripal,

Gripe e Covid simultâneas

Pelo menos 110 moradores do estado de São Paulo foram diagnosticados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo desde o início da pandemia, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde. Deste total, 59 casos ocorreram na cidade de São Paulo.

Os dados são relativos apenas a casos de pacientes que foram hospitalizados e que tiveram resultado positivo para Influenza e SARS-CoV-2 por meio de teste rápido de antígeno ou também de exames do tipo RT-PCR.

Mais cedo, a prefeitura da capital paulista confirmou 24 casos do diagnóstico duplo na cidade.

Apesar dos relatos de dupla contaminação, especialistas alertam que parte dos casos pode ser de codetecção, e não de coinfecção. Isto significa que parte dos pacientes pode ter recebido o diagnóstico ao mesmo tempo, mas não ter o os vírus da gripe e da Covid-19 atuando no organismo simultaneamente.

“Os métodos para identificar vírus no nosso corpo, como o teste PCR, são muito sensíveis. Eles detectam facilmente pedaços do vírus que não necessariamente estão trazendo infecção ou doença para o indivíduo. Essa codetecção é muito frequente, mas não significa que os dois vírus estão agindo no corpo”, disse o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em entrevista.

Na capital paulista, há relatos de hospitais que identificaram a dupla infecção pelos vírus Influenza e coronavírus com diagnósticos feitos na mesma semana ou até no mesmo dia.

Em outros lugares do Brasil, como Rio de Janeiro e Ceará, também há registros da “flurona”.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias