Em 2024, foram registrados 3.161 casos da doença, em comparação com 832 casos ao longo do ano passado
Lillia Soares Publicado em 27/03/2024, às 15h59
O Ministério da Saúde está acompanhando um aumento gradual nos casos de febre Oropoucheno Brasil, especialmente na Região Norte. Em 2024, foram registrados 3.161 casos da doença, em comparação com 832 casos ao longo do ano passado.
A maioria dos casos de febre Oropouche está concentrada no Amazonas (2.462), seguido por Roraima (590), Acre (68), Pará (23) e Rondônia (18). Conforme informa o portal Agência Brasil, as faixas etárias mais afetadas são entre 30 e 39 anos, entre 20 e 29 anos, e entre 40 e 49 anos.
"A pasta está investigando o que chamamos de 'rumor' na Região Nordeste - pelo menos um caso ainda não confirmado da doença. 'Estamos analisando e entrando em contato com o município', explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
“Estar atentos a mudanças que podem estar ocorrendo', complementou."
A febre Oropouche é transmitida por mosquitos, principalmente pelo Culicoides paraensis e pelo Culex quinquefasciatus, conhecidos popularmente como maruim. Os sintomas são bastante semelhantes aos da dengue e geralmente duram de dois a sete dias. Eles incluem febre repentina, dor de cabeça forte, dor nas costas e na lombar, além de dores nas articulações.
Vale ressaltar que em fevereiro, o Ministério da Saúde enviou uma equipe ao Acre para revisar casos que haviam sido registrados como dengue, mas que, na verdade, poderiam ser de febre Oropouche. Além disso, no início de janeiro, o estado declarou emergência em saúde pública devido a um aumento significativo de casos de dengue.
Leia também
Empresários investigados por corrupção querem eleger Rosana Valle em Santos
Família de Deolane Bezerra processa SBT; saiba o motivo
Ex-fazenda revala que casal famoso a chamou para relação a três; saiba quem foi
Bianca Andrade, a Boca Rosa, explica porque era mais feliz quando morava na favela
Descompasso entre promessas eleitorais e a realidade da OAB Guarulhos
Mercado diminui valor projeção de déficit primário para 2024
Zelensky diz que vai apresentar seu “plano de vitória” para Biden ainda este mês
Saiba como consultar se você tem ‘dinheiro esquecido’ para receber
Nova vacina contra Mpox é pré-qualificada pela OMS
Moraes determina a transferência de R$ 18,3 milhões da X e da Starlink para a União