Diário de São Paulo
Siga-nos
Araçatuba

Baixo estoque de sangue ameaça manutenção das cirurgias eletivas na Santa Casa de Araçatuba

Hemocentro precisa de doações dos tipos sanguíneos O+, O- e A+. Saiba como ajudar.

Banco de Sangue - Imagem: reprodução grupo bom dia
Banco de Sangue - Imagem: reprodução grupo bom dia

G1 Publicado em 21/08/2022, às 13h04


O Hemocentro de Araçatuba (SP) precisa de doações dos tipos sanguíneos O+, O- e A+. A situação crítica dos estoques pode suspender procedimentos na Santa Casa.

Segundo a técnica de imunohematologia da Agência Transfusional, Lorine Sezário, equipes trabalham para manter o andamento das cirurgias eletivas, mas a preocupação é grande. "Não será possível realizar transfusões sem a doação de sangue", explica.

Referência de atendimentos de alta complexidade para 40 municípios da região, a Santa Casa de Araçatuba registra, em média, demanda diária de 25 a 30 bolsas de sangue de tipagens diversas.

O Hemocentro de Araçatuba fica na Avenida Arthur Ferreira da Costa, número 330, bairro Aviação, próximo ao antigo Hospital da Mulher.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h, e aos sábados, das 7h às 11h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (018) 2102-9400 e (18) 981328875.

Como doar

As pessoas inscritas no hemonúcleo que forem doar sangue no período da manhã não precisam estar de jejum. Quem for doar no período da tarde deve aguardar três horas após o almoço.

Os requisitos para quem ainda não é inscrito, mas quer ajudar a Santa Casa de Araçatuba são: estar bem de saúde, apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Outros critérios serão avaliados na triagem clínica.

De acordo com técnica de imunohematologia da Agência Transfusional, Lorine Sezário, em cada doação é coletada uma bolsa com aproximadamente 450 a 500 ml de sangue.

"O sangue passa por fracionamento que transforma a doação em quatro hemocomponentes: hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado. Por este motivo dizemos que uma doação pode salvar até quatro vidas”, afirma.

Compartilhe  

últimas notícias