Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Alerta: Idoso é hospitalizado após ser infectado com bactéria transmitida por cachorro

Homem é internado em estado grave após infecção

Alerta: Idoso é hospitalizado após ser infectado com bactéria transmitida por cachorro - Imagem: Reprodução/Freepik
Alerta: Idoso é hospitalizado após ser infectado com bactéria transmitida por cachorro - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 06/02/2024, às 19h05


Um idoso de 71 anos foi hospitalizado em estado grave após ser infectado com uma bactéria presente em cães. O caso aconteceu Guadalupe, na Espanha, e a bactéria desenvolveu pneumonia.

O quadro evoluiu para choque séptico, uma condição grave que causa inflamação no corpo em resposta à infecção bacteriana, fúngica ou viral.

O estado de saúde progrediu para choque séptico, uma condição crítica que desencadeia inflamação no organismo em resposta a uma infecção bacteriana, fúngica ou viral, conforme indicado no relato médico divulgado na revista Respiratory Medicine Case Reports.

“O paciente é um ex-fumante que leva um estilo de vida ativo, mas possui diabetes tipo 2, pressão alta e doença pulmonar. Após os exames médicos, identificamos a bactéria Pasteurella multocida e o diagnosticamos com choque séptico e pneumonia bacteriana.”

A vítima começou a sentir diarreia, fraqueza e calafrios. Apenas depois de cinco dias com os sintomas ele procurou ajuda, pois os sintomas pioraram e se desenvolveu em tosse com secreção e problemas na respiração.

O paciente procurou assistência médica, contudo, sua condição piorou rapidamente. Foi-lhe providenciada uma máscara de oxigênio para controlar a respiração, e uma radiografia de tórax revelou uma grande acumulação de secreção nos pulmões.

Segundo o Metropoles, inicialmente, a equipe médica suspeitou que fosse Covid-19, no entanto, todos os testes realizados apresentaram resultados negativos. Posteriormente, foi constatada a presença da bactéria Pasteurella multocida na corrente sanguínea do idoso.

Mesmo negando mordidas ou arranhões de seu chihuahua de estimação, o homem pode ter contraído a Pasteurella multocida ao dividir a cama, beijar ou ser lambido pelo animal, alertam os médicos.

O homem recebeu tratamento com as medicações correios e, após seis meses internado, recebeu alta e está em estado estável.

Compartilhe  

últimas notícias