Ministro critica presidente da Corte por suposto atraso em julgamentos; episódio expõe desgaste interno no Supremo

Redação Publicado em 15/05/2026, às 18h42
Uma troca de mensagens entre ministros reacendeu nesta quinta-feira (15), a tensão interna no Supremo Tribunal Federal. O decano da Corte, Gilmar Mendes, enviou um texto ao presidente do tribunal, Edson Fachin, no qual critica a condução de processos e acusa a presidência de atrasar julgamentos considerados relevantes.
Na mensagem, Gilmar afirma que chama atenção o volume de ações importantes que estariam paralisadas por decisões internas ligadas à pauta do tribunal. Ele compara a prática ao chamado “filibuster”, termo usado na política norte-americana para descrever estratégias regimentais que retardam deliberações. Segundo o decano, a dificuldade de avançar com temas sensíveis estaria se tornando uma característica da atual gestão.
O ministro também cita uma série de processos que, na avaliação dele, estariam sem andamento no plenário, incluindo discussões sobre exploração mineral em terras indígenas, o projeto ferroviário da Ferrogrão, regras de gratuidade na Justiça do Trabalho e a “revisão da vida toda” do INSS. Este último chegou a ter pedido de destaque apresentado por Fachin na semana passada, o que levou o tema a sair do ambiente virtual de julgamento.
Segundo integrantes do tribunal, Fachin não respondeu às mensagens. A decisão de Gilmar de tornar o conteúdo público foi interpretada nos bastidores como um gesto de exposição do conflito e de pressão sobre a presidência da Corte.
Regras de petições são revistas
O episódio ocorre no mesmo momento em que Fachin promoveu mudanças nas regras internas de tramitação de petições em processos antigos. A medida estabelece que pedidos desse tipo passem por etapas adicionais de verificação antes de serem distribuídos aos ministros, após questionamentos sobre possíveis direcionamentos em casos sensíveis.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo