Nova legislação prevê compensação de R$ 27 bilhões fornecida pela União

Marina Roveda Publicado em 25/10/2023, às 08h26
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, nesta terça-feira (24) uma lei que tem como objetivo a compensação financeira a Estados e municípios por perdas no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços). Essa ação visa reparar as perdas de arrecadação causadas por mudanças no imposto sobre combustíveis realizadas pelo governo anterior, presidido por Jair Bolsonaro, no ano passado.
A nova legislação prevê uma compensação de R$ 27 bilhões que será fornecida pela União. Isso representa uma medida importante para aliviar o impacto financeiro que os Estados e municípios enfrentaram após a redução do ICMS sobre os combustíveis, implementada no governo anterior.
Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em um vídeo publicado em uma rede social que o governo vai aumentar as transferências aos fundos de participação de Estados e municípios. Com essa medida, a intenção é recuperar as perdas de arrecadação ocorridas em 2023.
O presidente esclareceu que a garantia é de que nenhum município perderá receita em relação a 2022, o que significa que o valor destinado aos municípios será mantido em 2023, sem quedas. Para os Estados, a recomposição será referente às perdas de arrecadação dos meses de julho e agosto deste ano.
Essa iniciativa representa um importante passo para a estabilidade financeira de estados e municípios, permitindo que continuem a oferecer serviços públicos essenciais à população, como saúde, educação e infraestrutura. A compensação de R$ 27 bilhões contribuirá para aliviar os impactos econômicos e financeiros gerados pela redução do ICMS sobre combustíveis.
A nova lei de compensação de ICMS é vista como um esforço do governo atual para minimizar os prejuízos econômicos que a política tributária anterior causou a Estados e municípios e visa garantir que essas regiões tenham acesso a recursos necessários para atender às demandas da população. Além disso, a medida demonstra o compromisso do governo em buscar soluções para os desafios econômicos do país, especialmente no que diz respeito à distribuição equitativa de recursos entre os entes federativos.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque

Linha 7-Rubi tem operação reduzida após problemas ferroviários e medidas de segurança em São Paulo

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

Deputada Júlia Zanatta diz trabalhar "7x0" e afirma: "Você jamais aguentaria um dia na minha pele"

Passageira espanhola é presa por injúria racial após comentário racista no aeroporto de Guarulhos

Investigado pela PF, banco ligado a Edir Macedo multiplicou carteira de CDBs em mais de 1.100% em oito anos

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque