Diário de São Paulo
Siga-nos
INDEPENDÊNCIA DE ITAIPU

Presidente do Paraguai lutará por maior autonomia sobre Itaipu

Lula recebe presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, para discutir cooperação em crimes internacionais e acordo com a União Europeia

Usina Itaipu - Imagem: Reprodução | Wikipedia
Usina Itaipu - Imagem: Reprodução | Wikipedia

Marina Roveda Publicado em 29/07/2023, às 19h03


Em processo de recuperação no Palácio do Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira, 28, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña. Durante o encontro, foram discutidas diversas pautas, com destaque para a cooperação entre as nações no enfrentamento de crimes internacionais, como contrabando, tráfico de drogas, armas e até de pessoas.

Outro tema abordado foi o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Apesar de prever dispositivos de sanções em caso de descumprimento de medidas ambientais, Brasil e Paraguaiainda trabalham para a concretização do acordo comercial entre os blocos econômicos.

A usina hidrelétrica de Itaipu também foi objeto de discussão durante a reunião. Atualmente, cada país possui direito a metade da energia produzida no local, mas o Paraguai vende o excedente para o Brasil. O presidente Santiago Peña destacou que a preferência de compra do Brasilé um dos pontos que o Paraguaideseja rever na negociação, visando garantir maior autonomia para a nação paraguaia sobre a energia excedente e a possibilidade de vender para outros países.

O encontro teve duração de pouco mais de uma hora e contou apenas com declarações do presidente paraguaio. Inicialmente, o encontro estava marcado para quinta-feira, mas foi remarcado devido a motivos de saúde do presidente brasileiro, que passou por um procedimento médico nesta semana.

Adicionalmente, foi anunciado que no próximo dia 15, Lula da Silva deverá comparecer ao Paraguai para participar da cerimônia de posse de Santiago Peña.

Compartilhe  

últimas notícias