Diário de São Paulo
Siga-nos
Investimentos

‘O Brasil é a bola da vez, é só investir’, diz Lula encorajando investidores

Em uma série de viagens, o petista diz estar buscando outras nações que invistam no Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Roveda Publicado em 05/12/2023, às 08h17


Durante sua estadia na Alemanha para fechar acordos bilaterais e buscar parcerias de investimento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância de colocar o Brasil como protagonista no desenvolvimento mundial. Lula destacou que o Brasil está focado em questões cruciais, como energia limpa, transição energética, Amazônia e biodiversidade, tornando-se uma oportunidade de investimento.

Após um encontro com o chanceler alemão Olaf Scholz, Lula ressaltou a necessidade de a Alemanha se voltar para o Brasil e investir, classificando o jantar com ministros alemães como "excepcional". O presidente brasileiro planeja fechar mais de 20 acordos de cooperação durante sua visita.

[A Alemanha] precisa se voltar para o Brasil. Sobretudo neste momento em que o Brasil está trabalhando a questão de energia limpa, de renovação, transição energética, Amazônia, biodiversidade. O Brasil é a bola da vez, é só investir”, declarou à jornalistas.

Lula participou anteriormente da COP 28 nos Emirados Árabes, visitou a Arábia Saudita e o Catar em busca de novos investimentos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante sua estadia no Catar, foi evidenciado o compromisso mútuo de fortalecer os laços bilaterais, com o emir do Catar expressando interesse em ampliar os investimentos e aceitando um convite para visitar o Brasil em 2024. Os líderes discutiram oportunidades de diversificação na pauta comercial, incluindo produtos de maior valor agregado como autopeças, produtos de defesa e aeronaves da Embraer.

O Catar, mantendo uma carteira diversificada no Brasil, é um dos principais investidores no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O comércio bilateral entre Brasil e Catar superou US$ 762 milhões nos primeiros nove meses de 2023. Lula projeta um aumento nas transações comerciais entre Brasil e Emirados Árabes, visando atingir US$ 20 bilhões até 2030. Ambos os líderes expressaram interesse na criação de um Conselho bilateral ministerial para aprofundar as relações econômicas e políticas. Lula retornará ao Brasil no início de dezembro.

Compartilhe  

últimas notícias