Durante evento de lançamento da plataforma Tela Brasil, no Rio de Janeiro, presidente defendeu que a esquerda volte a utilizar os símbolos nacionais e afirmou que o verde e amarelo não pertencem a nenhum grupo político.

Ana Beatriz Publicado em 01/06/2026, às 13h32
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs que a esquerda brasileira use as cores verde e amarelo na próxima Copa do Mundo, buscando reapropriar os símbolos nacionais que foram associados a adversários políticos, especialmente após o governo de Jair Bolsonaro.
Lula criticou a apropriação das cores da bandeira por grupos políticos e se referiu a seus opositores como 'fascistas', destacando a necessidade de resgatar esses símbolos para a sociedade como um todo.
Durante o lançamento da plataforma Tela Brasil, um serviço público de streaming focado no audiovisual nacional, Lula enfatizou a valorização da cultura brasileira e anunciou que a plataforma disponibiliza uma vasta gama de produções nacionais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, 30, que a esquerda brasileira deve utilizar as cores verde e amarela durante a próxima Copa do Mundo para evitar que os símbolos nacionais continuem associados exclusivamente a adversários políticos.
A declaração foi feita durante o lançamento da plataforma Tela Brasil, novo serviço público de streaming voltado ao audiovisual brasileiro, em um evento realizado no Rio de Janeiro. Na ocasião, Lula afirmou que as cores da bandeira nacional não podem ser apropriadas por grupos políticos e classificou seus opositores como “fascistas”.
“A gente vai ter que, nessa Copa do Mundo, andar de verde e amarelo pra não deixar que as cores do Brasil sejam tomadas por nenhum fascista”, declarou o presidente durante o discurso.
A fala ocorreu após Lula notar que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavalieri, estava usando um casaco da Seleção Brasileira. Em tom de brincadeira, o presidente afirmou que o prefeito deveria acrescentar à roupa um aviso informando que o verde e amarelo “não é bolsonarista”. A declaração foi recebida com aplausos pelo público presente.
Nos últimos anos, as cores da bandeira brasileira passaram a ser amplamente utilizadas em manifestações e atos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Desde o início do terceiro mandato de Lula, integrantes do governo e aliados políticos têm defendido a retomada dos símbolos nacionais por diferentes setores da sociedade.
O evento também contou com a presença do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, além de artistas, autoridades e integrantes do governo federal. Durante o lançamento da plataforma, Lula voltou a defender a valorização da cultura brasileira e criticou o que chamou de excesso de influência cultural estrangeira no país.
A Tela Brasil foi lançada pelo Ministério da Cultura como uma plataforma gratuita voltada à exibição de produções audiovisuais nacionais. O catálogo inicial reúne centenas de filmes, séries, documentários e conteúdos produzidos em diferentes regiões do país.
Leia também

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Tempestade paralisa França x Iraque e protocolo criado após tragédia na Nascar entra em ação nos EUA

CBF detalha oitavas de final da Copa do Brasil 2026 e confirma datas dos confrontos decisivos

Pix por aproximação passa a mostrar saldo e limite da conta antes do pagamento

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Tempestade paralisa França x Iraque e protocolo criado após tragédia na Nascar entra em ação nos EUA

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes