Diário de São Paulo
Siga-nos
UCRÂNIA

Lula marca reunião com Zelensky em Nova York

Reunião presencial está programada para acontecer amanhã (20)

Lula marca reunião com Zelensky em Nova York - Imagem: Reprodução | Telegram Zelensky
Lula marca reunião com Zelensky em Nova York - Imagem: Reprodução | Telegram Zelensky

Marina Roveda Publicado em 19/09/2023, às 08h32


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem se encontrar em Nova York durante a Assembleia Geral da ONU. O convite para o encontro partiu de Lula, que está nos Estados Unidos para participar do evento e realizar o tradicional discurso de abertura.

O encontro presencial entre os dois líderes foi confirmado pelo Palácio do Planalto e está previsto para ocorrer na próxima quarta-feira, 20 de setembro. Essa reunião havia sido tentada anteriormente em maio, durante a cúpula do G20, mas não pôde ser concretizada devido a conflitos de agenda.

A expectativa é que Lula e Zelensky aproveitem essa oportunidade para resolver divergências e melhorar as relações entre Brasil e Ucrânia. Um dos pontos de conflito tem sido a questão da criação de um grupo para trabalhar em um acordo de paz, defendida por Lula, mas considerada ineficaz por Zelensky.

Nos últimos meses, houve um aumento na tensão entre os dois líderes, com críticas mútuas. Zelensky acusou Lula de reproduzir o discurso do presidente russo, Vladimir Putin, em relação à guerra na Ucrânia. Lula condenou a invasão russa, mas discordou das sanções econômicas aplicadas.

O presidente ucraniano é um dos 50 chefes de Estado que solicitaram uma reunião bilateral com Lula durante a Assembleia Geral da ONU. Além do encontro com o brasileiro, Zelensky também se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com o objetivo de fortalecer o apoio dos EUA à Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Compartilhe  

últimas notícias