Diário de São Paulo
Siga-nos
Cerimônia de Posse

Lula destaca preocupações com "acusações levianas" na cerimônia de posse de Gonet

O presidente da república também afirmou que 'nenhum procurador tem o direito de brincar' com o Ministério Público

Luiz Inácio Lula da Silva e Paulo Gonet. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva e Paulo Gonet. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Milani Publicado em 19/12/2023, às 08h41


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia de posse de Paulo Gonet como procurador-geral da República nesta segunda-feira (18). Em seu discurso, Lula abordou questões relacionadas ao papel do Ministério Público (MP) e alertou contra "acusações levianas".

O atual presidente expressou sua preocupação com o impacto de denúncias prematuras, destacando a importância de garantir a presunção de inocência antes da publicização de acusações. Lula afirmou que é fundamental evitar que pessoas sejam condenadas previamente, especialmente quando, ao final do processo, são consideradas inocentes.

Lula enfatizou que, apesar de qualquer situação, a verdade deve prevalecer sobre outros interesses. Ele pediu ao novo procurador-geral que trabalhe alinhado às expectativas do povo em relação ao MP, destacando a responsabilidade da instituição em assegurar a liberdade, democracia e verdade.

Ele também abordou a percepção na sociedade de que qualquer denúncia contra políticos é presumida como verdadeira, ressaltando que nem sempre isso é o caso. Ele instou o MP a agir com base na verdade, reconhecendo a importância de evitar generalizações que comprometam a imagem de todos os políticos.

O presidente encerrou seu discurso depositando confiança em Paulo Gonet e destacando a relevância de uma atuação do Ministério Público pautada pela verdade, a fim de fortalecer o processo democrático no Brasil.

Compartilhe  

últimas notícias