Diário de São Paulo
Siga-nos
SINTOMAS

José Dirceu é internado por suspeita de insuficiência coronária

Ex-ministro da Casa Civil está internado no Hospital Sírio-Libanês

José Dirceu é internado por suspeita de insuficiência coronária - Imagem: Reprodução / Agência Senado / Geraldo Magela
José Dirceu é internado por suspeita de insuficiência coronária - Imagem: Reprodução / Agência Senado / Geraldo Magela

William Oliveira Publicado em 01/08/2024, às 10h59


Na tarde desta quarta-feira (31), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com um possível quadro de insuficiência coronária.

Dirceu foi hospitalizado após manifestar alguns sintomas alarmantes durante seu retorno de uma viagem à China. Segundo os primeiros relatórios emitidos, o ex-ministro apresentou sintomas de intoxicação alimentar, que evoluíram para suspeitas de insuficiência coronariana.

Atualmente, Dirceu está sob os cuidados do médico Dr. Roberto Kalil Filho, que também atende o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O paciente José Dirceu de Oliveira Silva foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, hoje, 31 de julho, para avaliação de saúde, aos cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e equipe. Dada a hipótese clínica de insuficiência coronária, fará exame de cateterismo cardíaco previsto para ocorrer amanhã", informou o boletim médico

Segundo o filho de Dirceu, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), o ex-ministro está consciente, porém passará por um cateterismo cardíaco, que está previsto para ocorrer nesta quinta-feira (1) para verificar se há alguma obstrução em uma artéria.

Em 2023, o ex-ministro precisou passar cinco dias internado no hospital para realizar um procedimento neurocirúrgico. No início deste ano, Dirceu foi internado para tratar uma pneumonia.

O que é insuficiência coronária?

A insuficiência coronária é uma condição arterial que ocorre quando há obstrução das artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos responsáveis por irrigar o músculo do coração.

Essa condição se desenvolve quando placas de gordura se acumulam no interior desses vasos sanguíneos.

Compartilhe