Diário de São Paulo
Siga-nos

Haddad discute plano ambicioso para renovar carros antigos utilizando o fundo bilionário das petroleiras

Programa está sendo discutido juntamente com o vice-presidente Geraldo Alckmin

Fernando Haddad. - Imagem: Divulgação / Instituto Lula
Fernando Haddad. - Imagem: Divulgação / Instituto Lula

Marina Roveda Publicado em 05/04/2023, às 08h51


O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), revela plano ambicioso para renovar frota de carros antigos com fundo bilionário das petroleiras. Em reunião com o vice-presidente e titular do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin (PSB), Haddad propôs a criação de um programa que retiraria de circulação carros muito velhos mediante indenização, para que a frota seja renovada em prol do meio ambiente. O dinheiro para o programa já está reservado e seria retirado de um fundo das petroleiras.

“Vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa um fundo das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da transição de frota de carros muito velhos, que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio-ambiente”, declarou em entrevista a jornalistas.

Embora a discussão sobre o tema ainda seja classificada como "embrionária", a equipe econômica está confiante de que o plano será implementado em breve. 

Em dezembro de 2022, o governo Bolsonarojá havia lançado o programa Renovar, que visava a retirada de circulação de veículos que não atendem aos parâmetros técnicos de rodagem ou que têm mais de 30 anos de fabricação.

Compartilhe  

últimas notícias