O Diário Oficial da União traz hoje (10) portaria que cria o Programa Constelação Catarina e o Consórcio Catarina, que prevê a criação e fabricação de 13

Redação Publicado em 10/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h56
O Diário Oficial da União traz hoje (10) portaria que cria o Programa Constelação Catarina e o Consórcio Catarina, que prevê a criação e fabricação de 13 satélites. Desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o programa prevê uma “constelação de satélites” que ajudarão o Brasil a monitorar clima, a fim de prevenir desastres naturais e aprimorar o processo de agricultura de precisão.

“O Programa Constelação Catarina compreende um conjunto de iniciativas consorciais voltadas para o desenvolvimento de sistemas espaciais baseados no uso de nano satélites, que se complementam por meio do compartilhamento colaborativo de infraestruturas espaciais, de conhecimento, de dados, de serviços e de aplicações espaciais”, informa a portaria que estabelece diretrizes e instrumentos a serem adotados como referência para o programa.
A portaria prevê a criação do chamado Consórcio Catarina, que é o conjunto de entidades partícipes que vão atuar coordenadamente nas cooperações e nas atividades do Programa Constelação Catarina, que atenderá prioritariamente os setores agropecuário e de defesa civil nacionais.
Além de apresentar instâncias e organização do Consórcio Catarina, a portaria prevê a criação – e dá as diretrizes de implementação – de um regimento interno ainda a ser lançado.
O consórcio terá como membro permanente a Agência Espacial Brasileira. O papel, as atribuições, o perfil de participantes e de clientes do Conselho Catarina e do grupo executivo das instâncias do Consórcio Catarina estão descritos na portaria
.
.
.
Agência Brasil
Leia também

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Setor de alumínio aposta em reuso de água e descarbonização

VÍDEO - cena de sexo a três em reality viraliza e choca web; assista

Famosas contam suas experiências com sexo anal: "quase desmaiei e chamei a ambulância"

Corte de R$ 1,5 bilhão leva Exército a suspender operações nas fronteiras brasileiras

Ministério da Saúde suspende vacina da dengue do Butantan após duas mortes sob investigação

Viih Tube revela diagnóstico chocante após trauma com o filho

Setor de alumínio aposta em reuso de água e descarbonização

MP denuncia ex-professor da USP por assédio sexual, estupro e importunação contra ex-alunos

MEC lança plataforma gratuita para ensino de inglês e espanhol com certificado