Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo ameaça parlamentares que assinaram pedido de impeachment contra Lula

Deputados da base governista podem perder indicações e sofrer retaliações por apoiarem o impeachment

Governo ameaça parlamentares que assinaram pedido de impeachment contra Lula - Imagem: Divulgação / Jefferson Rudy/Agência Senado
Governo ameaça parlamentares que assinaram pedido de impeachment contra Lula - Imagem: Divulgação / Jefferson Rudy/Agência Senado

Marina Milani Publicado em 28/02/2024, às 08h30


Parlamentares que compõem a base governista na Câmara dos Deputados estão sob a mira do governo após assinarem o pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As consequências desse ato podem ser severas, incluindo a perda de indicações para cargos regionais, redução no repasse de emendas parlamentares e dificuldades no acesso aos ministérios. Essa medida afeta cerca de 49 deputados de partidos como PP, União Brasil, Republicanos, PSD e MDB, siglas que possuem representação nos ministérios e realizaram indicações para órgãos do governo.

A deputada Carla Zambelli (PL) é a responsável pelo pedido de impeachment, fundamentando sua iniciativa nas declarações de Lula sobre os ataques de Israel na Faixa de Gaza. O requerimento já conta com 139 assinaturas, sendo que outras cinco foram adicionadas após o protocolo. O líder do governo na Câmara, José Guimarães, manifestou sua posição nas redes sociais, destacando a incompatibilidade entre ser da base governista e apoiar um pedido de impeachment.

“Formou-se um consenso entre nós de que é incompatível o parlamentar ser da base do governo, ter relação com o governo e assinar pedido de impeachment” e que isso “não é razoável e a minha posição é encaminhar a lista desses parlamentares para que o governo tome providências”, disse José Guimarães no X (twitter). 

Partidos como União Brasil e PP são os mais afetados, somando 17 e 14 parlamentares, respectivamente, que assinaram o pedido. O União Brasil possui representantes nos ministérios das Comunicações e do Turismo, além de ter indicado um ministro para a Integração Regional. Já o PP tem representação no ministério do Esporte e também indicações importantes na Caixa Econômica Federal. O Republicanos, com oito adesões, também tem um ministro em um dos portos e aeroportos. PSD e MDB, apesar de terem apenas cinco deputados cada que assinaram o pedido, também podem sofrer impactos, dado o seu envolvimento em ministérios estratégicos do governo.

Compartilhe  

últimas notícias