Diário de São Paulo
Siga-nos
DESMATAMENTO

Desmatamento na Amazônia tem a menor taxa em cinco anos, aponta Inpe

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que a fiscalização do Ibama e do ICMBio aumentou em 200%, resultando na redução mencionada

Desmatamento na Amazônia tem a menor taxa em cinco anos, aponta Inpe - Imagem: Reprodução | TV Globo
Desmatamento na Amazônia tem a menor taxa em cinco anos, aponta Inpe - Imagem: Reprodução | TV Globo

Marina Roveda Publicado em 10/11/2023, às 07h32


Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o desmatamento na Amazônia nos últimos 12 meses atingiu a menor taxa dos últimos cinco anos. A taxa de desmatamento caiu 22%, ficando abaixo de 10 mil quilômetros quadrados pela primeira vez desde 2018, segundo o período analisado de agosto de 2022 a julho de 2023.

Apesar da redução, a área desmatada ainda é significativa, totalizando 9 mil quilômetros quadrados, mais de 10 vezes o tamanho da cidade de São Paulo. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, atribuiu a queda ao aumento em 200% na fiscalização realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A ministra ressaltou que a redução do desmatamento exige esforços globais, destacando a importância das conferências climáticas, como a COP28, COP29 e COP30. Ela enfatizou que o plano de ação não é apenas responsabilidade do Governo Federal, mas uma combinação de medidas que consideram o desenvolvimento nas diferentes unidades federativas da região amazônica.

O relatório anual do projeto Prodes, que utiliza imagens de satélite para monitorar o desmatamento, é considerado mais confiável para medir as taxas, pois analisa um período de 12 meses. O aumento nas autuações do Ibama e ICMBio contribuiu para a redução do desmatamento, com aumento de mais de 100% nas multas aplicadas pelo Ibama e 320% pelo ICMBio.

Apesar da queda, os dados indicam desafios contínuos, especialmente com alertas de desmatamento no Cerrado atingindo o pior resultado na série histórica do Deter. A situação reforça a necessidade de esforços sustentados para preservar a Amazônia e outras áreas naturais do Brasil.

Compartilhe  

últimas notícias