Diário de São Paulo
Siga-nos

Com dores fortes, Lula faz intervenção cirúrgica urgente nesta quarta

Agenda de Lula é alterada devido a procedimento médico; confira mais detalhes da cirurgia

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Roveda Publicado em 26/07/2023, às 08h46


O presidente Lula da Silva (PT) passará por um novo procedimento médico com o intuito de aliviar as dores que tem sentido em seu quadril nos últimos meses, conforme anunciaram fontes próximas ao governo nesta quarta-feira (26).

Embora a agenda oficial de Lula para o dia não tenha sido divulgada pela Presidência da República, autoridades do governo confirmaram ao g1 que alguns compromissos foram inicialmente agendados, mas posteriormente cancelados devido ao procedimento médico.

Além disso, dois compromissos que estavam previstos para quinta-feira também foram desmarcados: um encontro com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, que foi transferido para sexta-feira (28), e um café com jornalistas de veículos internacionais, cuja data ainda será remarcada.

O procedimento que o presidente irá realizar no quadril é conhecido como infiltração, no qual o paciente recebe uma injeção de medicamentos diretamente na área afetada. O hospital Sírio-Libanês, em Brasília, será o local onde o procedimento ocorrerá, e a expectativa é que Lula seja liberado ainda no decorrer desta quarta-feira.

Diante desse quadro, prevê-se que o presidente trabalhe a partir do Palácio da Alvorada, sua residência oficial, pelo menos até sexta-feira.

Vale mencionar que Lula também está planejando passar por uma cirurgia na região do quadril nos próximos meses para tratar de uma condição de artrose. A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, o que causa atrito ósseo e inflamação. Os médicos de Lula indicaram que a única abordagem efetiva para esse problema é a cirurgia, que envolve a substituição do osso afetado por uma prótese.

Arte: Reprodução / G1

A equipe da assessoria de imprensa da Presidência já confirmou que a cirurgia é uma "operação programada, nada urgente," e que os preparativos para o procedimento estão em andamento. Lula lida com a artrose no quadril há vários anos e, recentemente, tem enfrentado aumento na frequência das dores.

Compartilhe  

últimas notícias