Diário de São Paulo
Siga-nos

Antes da cirurgia, Lula acelera agenda política no Congresso Nacional

A cirurgia para corrigir uma artrose resultante do desgaste na cartilagem entre o fêmur e o quadril está marcada para ocorrer nesta sexta-feira (29)

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Roveda Publicado em 26/09/2023, às 08h17


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma reunião com ministros nesta segunda-feira (25) para definir as prioridades do governo antes de passar por uma cirurgia na próxima sexta-feira (29) para tratar uma artrose no quadril. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que Lula discutiu temas importantes durante a reunião. Na Câmara dos Deputados, o governo tem interesse na aprovação de dois Projetos de Lei (PLs): um que cria debêntures para investimentos em infraestrutura e outro que reformula a regulamentação das garantias de empréstimo, conhecido como Marco das Garantias, para reduzir o risco de inadimplência.

No Senado, as prioridades incluem a aprovação da Medida Provisória do programa de renegociação de dívidas do governo, chamado de Desenrola Brasil, e a aprovação de um projeto que retoma obras em escolas que foram paralisadas no governo anterior.

Lula comentou sua relação com parlamentares de outros partidos, afirmando que sua conversa sempre foi com partidos políticos, não com o chamado Centrão. Ele enfatizou que não possui projetos de interesse pessoal e que todos os projetos enviados ao Congresso são de interesse do povo brasileiro.

Eu sempre disse para vocês que não tinha conversa com o Centrão, que a minha conversa era com o partido político. Eu não tenho nenhum projeto de interesse pessoal, não tem na Câmara e no Senado nenhum ‘projeto Lula’. Todos os projetos que mandamos para lá se chamam ‘projeto Brasil’, é de interesse do povo brasileiro. O que eu espero é que os ministros que fazem parte do meu governo convençam suas bancadas a votar naquilo que interessa ao povo brasileiro”, declarou.

Lula também assegurou que, durante sua ausência e período de recuperação, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e seus ministros continuarão a agenda de viagens do governo, especialmente para promover projetos relacionados à transição energética, ecológica e climática, destacando a importância do Brasil nessa área, comparando-o à Arábia Saudita em relação à energia verde.

Por fim, o presidente enfatizou seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil e a continuidade das ações do governo mesmo durante seu afastamento para tratamento médico.

Agora eu vou parar um pouco, vou me tratar, e o Brasil vai continuar viajando. Porque os ministros vão viajar e o Alckmin vai viajar, porque agora temos que colocar os projetos de desenvolvimento do Brasil, sobretudo aquilo que diz respeito à transição energética, ecológica e climática. Colocar tudo o que nós temos, porque a verdade nua e crua é essa, se tratando de energia verde, o Brasil é mais do que a Arábia Saudita é hoje com o petróleo.”, finalizou.
Compartilhe  

últimas notícias