Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta máximo

Tragédia: explosão em mesquita deixa 33 mortos e mais de 150 feridos

A possibilidade de um ataque suicida não foi descartada

Tragédia: explosão em mesquita deixa 33 mortos e mais de 150 feridos - Imagem: reprodução Agência Brasil
Tragédia: explosão em mesquita deixa 33 mortos e mais de 150 feridos - Imagem: reprodução Agência Brasil

Vitória Tedeschi Publicado em 30/01/2023, às 18h37


Pelo menos 33 pessoas morreram e 150 ficaram feridas nesta segunda-feira (30), em decorrência de uma explosão em uma mesquita dentro da sede da polícia em Peshawar, no Noroeste do Paquistão. As autoridades paquistanesas decretaram alerta máximo em todo o país.

De acordo com Agência Brasil, a explosão aconteceu durante a oração da tarde dentro da mesquita que fica no complexo da polícia, que também abriga as sedes de diversas agências de inteligência.

As equipes de emergência iniciaram uma corrida contra o tempo para tentar retirar as pessoas dos escombros, depois que um muro da mesquita e parte do telhado desabaram.

Há muitos policiais enterrados nos escombros", disse o comandante da polícia de Peshawar, Muhammad Ijaz Khan, à Agência Brasil.

Ele ainda calculou a presença habitual de entre 300 e 400 oficiais na oração e classificou o ataque como: "Uma situação de emergência", disse Muhammad Asim Khan, porta-voz do principal hospital de Peshawar, que confirmou o balanço de 33 vítimas fatais.

No complexo onde ocorreu a explosão encontra-se, além da sede da polícia e da mesquita, um departamento de contraterrorismo, disse à Reuters o chefe da polícia de Peshawar, Ijaz Khansaid.

Ele disse ainda que não se pode descartar a possibilidade de um ataque suicida, acrescentando que foram encontrados vestígios de explosivos dentro da mesquita.

Este incidente ocorre no mesmo dia em que o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, deveria fazer uma visita oficial à capital paquistanesa, Islamabad. A viagem foi cancelada de última hora nesta segunda-feira, oficialmente devido ao tempo chuvoso.

Compartilhe  

últimas notícias