Diário de São Paulo
Siga-nos
Tragédia

Quase 600 pinguins são achados mortos no Litoral de SC após passagem de ciclone

Autoridades também localizaram gaivotas, fragatas e tartarugas nas praias do estado

596 pinguins morreram devido aos impactos da passagem do ciclone - PMP/Divulgação
596 pinguins morreram devido aos impactos da passagem do ciclone - PMP/Divulgação

Redação Publicado em 13/08/2022, às 19h16


O ciclone extratropical passou por Santa Catarina nesta semana e provocou não apenas uma intensa frente fria, como também perdas na fauna. 596 pinguins foram encontrados mortos no litoral do estado desde a última terça-feira (9).

A tragédia foi informada pelo Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS), órgão especializado no atendimento veterinário a animais marinhos.

De acordo com André Barreto, biólogo marinho e coordenador do PMP-BS em Santa Catarina e Paraná, é comum o aparecimento de animais nas praias durante a ocorrência de ciclones porque as fortes rajadas de vento vindas do oceano em direção à terraacabam os transportando. O especialista apontou que, geralmente, os animais que mais aparecem são aqueles debilitados ou que apresentam decomposição avançada.

De terça até sexta-feira (12), os integrantes do PMP-BS localizaram 622 animais marinhos à beira da praia, sendo apenas 24 sobreviventes. Além dos pinguins, gaivotas, fragatas e tartarugas também foram espécies afetadas. A maior parte foi encontrada na ilha de Santa Catarina.

Para Barreto, os pinguins foram os animais mais castigados pela passagem do ciclone extratropical porque eles têm mais dificuldade de fugir das ondas fortes, especialmente pela incapacidade de voar, ao contrário de outras aves. Além disso, os pinguins necessitam respirar fora da água, por isso acabam se afogando com o mar revolto.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), órgão que monitora as condições climáticas do Estado, o ciclone causou rajadas de vento de mais de 100 km/h em algumas regiões catarinenses na quarta-feira (11).

Os pinguins que visitam SC

A espécie que aparece frequentemente no litoral catarinense no inverno é a do pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), que desembarca na costa brasileira em busca de alimento. Normalmente, a ave é vista entre junho e setembro.

Esses pinguins têm asas que se adaptaram para promover o impulso através da água. Quando jovens, têm uma coloração de penas mais acinzentada. Na velhice, eles ganham a plumagem característica, com tons de preto e branco. Por sobrevivência, todos eles vivem em bandos

Essa espécie vem da Patagônia, no Sul da Argentina, em busca de comida. Esses animais podem atingir a velocidade de 25 km/h enquanto nadam.

O que fazer se você encontrar um animal marinho debilitado:

  • Se encontrar um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue para o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) 0800 642 3341;
  • Mantenha distância e ajude a isolar a área;
  • Evite contato dos animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar;
  • Evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.
Compartilhe  

últimas notícias