Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Qual a diferença entre tromba d'água e cabeça d'água? entenda

Especialistas esclarecem que esses dois eventos são distintos e não estão relacionados entre si

Especialistas esclarecem que esses dois eventos são distintos e não estão relacionados entre si - Imagem: reprodução freepik
Especialistas esclarecem que esses dois eventos são distintos e não estão relacionados entre si - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 18/03/2024, às 15h27


Neste ultimo domingo (17), três adolescentes perderam a vida e uma mulher desapareceu enquanto estavam em uma cachoeira em Paranavaí, região noroeste do Paraná. Autoridades informam que o grupo foi atingido por uma cabeçad'água, de acordo com relatos dos bombeiros.

Esse fenômeno ocorre quando chove intensamente em uma parte do rio ou cachoeira, o que faz com que a água suba de forma rápida e repentina, aumentando a força da correnteza.

A cabeça d'água se caracteriza por uma chuva intensa, normalmente ocorrendo em uma parte isolada e alta do rio, como sua nascente. Quando chove muito nessa área inicial do rio, o volume de água aumenta de forma rápida e repentina ao longo de seu trajeto.

Às vezes, a chuva que desencadeia a cabeça d'água não é visível nas áreas onde as pessoas costumam nadar  e isso pode pegá-las de surpresa devido ao aumento repentino da água e à força das correntezas. Além disso, os bombeiros destacam que os primeiros sinais dessas situações são a mudança na cor da água e o aparecimento de mais folhas e galhos.

No entanto, é importante ressaltar que a cabeça d’água é frequentemente confundida com outro fenômeno chamado tromba d’água. Apesar disso, conforme aponta o portal G1, especialistas esclarecem que esses dois eventos são distintos e não estão relacionados entre si.

 A cabeça d’água ocorre devido à chuva intensa, enquanto a tromba d’água se forma ao sugar água, principalmente do mar.

A tromba d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície de água. O vórtice de ar girando suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar ou, raramente, em rios muito largos, afirma o  meteorologista do Cemaden”, Giovani Dolif.

Adicionalmente, é importante notar que o risco associado à tromba d’água é geralmente menor em comparação com a cabeça d’água. Enquanto a tromba d’água pode impactar áreas distantes do mar, afetando embarcações, são raras as ocasiões em que resultam em fatalidades.

Compartilhe  

últimas notícias