As investigações estimam um prejuízo superior a R$40 milhões

Gabriela Thier Publicado em 29/10/2024, às 18h51
A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (29), uma operação voltada para desmantelar um esquema de fraudes bancárias. De acordo com informações fornecidas pela polícia, o foco da ação é uma organização criminosa especializada em invasão de sistemas, manipulação de dados cadastrais e subtração indevida de fundos do Banco do Brasil. Durante a operação, os agentes buscam executar seis mandados de busca e apreensão nas regiões da capital fluminense, Baixada Fluminense e no estado do Mato Grosso.
As investigações preliminares indicam que as atividades ilícitas da quadrilha resultaram em um prejuízo superior a R$40 milhões. A apuração conduzida pela DRF revelou que a estrutura criminosa incluía a colaboração interna de um gerente do banco localizado no Mato Grosso, além de um funcionário da área de tecnologia da informação e terceiros associados à instituição financeira.
“Esses colaboradores facilitavam a inserção de scripts maliciosos nos sistemas, permitindo que os criminosos acessassem remotamente computadores da instituição e obtivessem controle sobre informações sigilosas. Com esse acesso, os envolvidos realizavam transações bancárias fraudulentas em nome dos clientes, cadastravam equipamentos, alteravam dados cadastrais e modificavam dados biométricos”, informou a polícia.
O Banco do Brasil destacou que a investigação teve início após uma auditoria interna identificar irregularidades, as quais foram prontamente notificadas às autoridades competentes.
“O BB, no seu âmbito de atuação, colabora com as autoridades na investigação de fraudes com repasse de informações e subsídios; e possui processos estabelecidos para apuração e análise de denúncias de irregularidades envolvendo a conduta de funcionários. Normativos internos preveem soluções administrativas passíveis de aplicação, que vão desde advertência e suspensão até destituição do cargo e demissão”, afirmou a instituição em comunicado oficial.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Linha 7-Rubi tem operação reduzida após problemas ferroviários e medidas de segurança em São Paulo

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque

Linha 7-Rubi tem operação reduzida após problemas ferroviários e medidas de segurança em São Paulo

Tráfego Pago vs. Orgânico: Quando vale a pena investir dinheiro em anúncios?

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder