Diário de São Paulo
Siga-nos
Caso Master

PF mira perito federal por suposto vazamento em investigação do Banco Master

Polícia Federal cumpriu mandados e afastou servidor suspeito de repassar informações sigilosas da Operação Compliance Zero a um profissional da imprensa.

Operação da Polícia Federal investiga suposto vazamento de informações sigilosas no caso Banco Master. - Imagem: Reprodução
Operação da Polícia Federal investiga suposto vazamento de informações sigilosas no caso Banco Master. - Imagem: Reprodução

Redação Publicado em 19/05/2026, às 11h08


A Polícia Federal iniciou a sétima fase da Operação Compliance Zero, focando no perito criminal federal João Cláudio Nabas, suspeito de vazar informações sigilosas sobre investigações do Banco Master, o que pode comprometer a integridade das apurações em curso.

A operação, autorizada pelo ministro do STF André Mendonça, inclui mandados de busca e apreensão e a suspensão do exercício da função pública do perito, que é acusado de compartilhar dados confidenciais relacionados a fraudes financeiras.

As investigações, que envolvem corrupção e obstrução de Justiça, seguem sob sigilo no STF, gerando preocupação na PF sobre o impacto dos vazamentos nas estratégias operacionais, enquanto a defesa de Nabas ainda não se manifestou sobre as acusações.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a sétima fase da Operação Compliance Zero para investigar um suposto vazamento de informações sigilosas ligadas ao caso envolvendo o Banco Master. O alvo da ação é o perito criminal federal João Cláudio Nabas, suspeito de compartilhar dados internos das investigações com um jornalista.

A operação foi autorizada pelo ministro do STF André Mendonça, que determinou o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares contra o servidor investigado.

Entre as decisões judiciais está a suspensão imediata do exercício da função pública do policial federal. Segundo a PF, as apurações indicam que ele teria acessado materiais sigilosos obtidos durante fases anteriores da operação e repassado conteúdos relacionados às investigações sobre possíveis fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

A corporação não revelou quais documentos ou informações teriam sido vazados, tampouco detalhou o teor do material analisado pelo perito. O caso segue sob sigilo no Supremo Tribunal Federal devido ao envolvimento de servidores federais e pessoas com foro privilegiado.

A Operação Compliance Zero investiga suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro, obstrução de Justiça e monitoramento ilegal de autoridades públicas, jornalistas e adversários ligados ao grupo investigado. A nova fase representa um aprofundamento das apurações e aumenta a pressão sobre os envolvidos no esquema.

Nos bastidores da investigação, a suspeita de vazamento preocupa integrantes da própria Polícia Federal, principalmente pela possibilidade de comprometimento das diligências em andamento e exposição de estratégias operacionais sigilosas.

Até a última atualização, a defesa do perito João Cláudio Nabas não havia se pronunciado oficialmente sobre as acusações.


últimas notícias