Diário de São Paulo
Siga-nos
O náufrago

Pescador brasileiro é encontrado dentro de freezer após onze dias à deriva: "Nunca perdi a minha fé"

Romualdo Macedo Rodrigues foi encontrado a 450 km de onde seu barco naufragou

Romualdo Macedo Rodrigues, de 44 anos, permaneceu dentro de um freezer até ser encontrado a 450 km de onde seu barco naufragou - Imagem: reprodução O Globo
Romualdo Macedo Rodrigues, de 44 anos, permaneceu dentro de um freezer até ser encontrado a 450 km de onde seu barco naufragou - Imagem: reprodução O Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 31/08/2022, às 14h45


Um pescador do Amapá foi encontrado na costa do Suriname após ter passado onze dias à deriva no Oceano Atlântico após a embarcação em que estava ter naufragado.

Romualdo Macedo Rodrigues, de 44 anos, permaneceu dentro de um freezer até ser encontrado na última terça-feira (30) a 450 km de onde seu barco naufragou.

O pescador saiu do Oiapoque, no extremo norte do Brasil, no estado do Amapá, e ia em direção a Ilha dos Macacos, na Guiana Francesa. Trajeto que costuma demorar cerca de 10 horas, em embarcações como a que Romualdo estava.

No entanto, a embarcação em que ele estava foi tomada pela água e acabou afundando. Para se salvar, o pescador conta que teve de recorrer ao freezer que estava na embarcação para permanecer boiando sobre a água.

A viagem que ele realizou sozinho costuma ser feita em grupo, com cerca de 10 pescadores. Ele conta que pretendia realizar uma surpresa para a filha e que todas as economias estavam no barco.

"Meu plano era fazer uma viagem e passar o aniversário da minha filha, que é dia 10 de setembro. Eu tinha dinheiro guardado pra fazer uma surpresa pra ela. [...] Eu perdi tudo, mas graças a Deus estou aqui", contou em entrevista à Record.

Pra mim foi Deus na minha vida aquele freezer. É um milagre. Nunca perdi a minha fé", contou.

De acordo com o portal O Liberal, a maré fez com que ele fosse levado até as águas pertencentes ao Suriname, onde foi encontrado por pescadores venezuelanos de uma outra embarcação.

Romualdo foi encontrado muito desidratado, desorientado, com as roupas rasgadas e com quadro de insolação.

Assim que chegou ao barco que o resgatou, ele pediu por água. O caso ocorreu no dia 11 de agosto, no entanto, o pescador ficou preso no território do Suriname por ter sido tratado, a princípio, como imigrante ilegal. Em seguida, Romualdo conseguiu ser repatriado, por meio de um voo que o levou até Belém, no Pará.

O pescador que ficou onze dias à deriva,apenas dentro de um freezer, conta que quase chegou a achar que não teria como voltar para casa, mas que encontrou forças pensando nos filhos e na ex-esposa.

"Pensava neles todo dia, me dava força. Mas no momento eu pensava que não tinha jeito", afirmou.

Assista ao momento do resgate

Veja também a entrevista do náufrago à Record

Compartilhe  

últimas notícias