Diário de São Paulo
Siga-nos
POR QUE?

Lula rejeita CPI para apurar invasão às sedes dos Três Poderes

Para o petista, os atos de 8 de janeiro foram o “começo de um golpe de Estado”

Luiz Inácio Lula da Silva. - Reprodução | Marcello Camargo - Agência Brasil / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva. - Reprodução | Marcello Camargo - Agência Brasil / Ricardo Stuckert

Marina Roveda Publicado em 19/01/2023, às 10h21


Luiz Inácio Lula da Silva (PT), rejeitou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a invasão e depredação às sedes dos Três Poderes em Brasília. O petista ainda acredita que os atos de 8 de janeiro foram uma tentativa de golpe de estado e que os invasores estavam acatando orientações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eu fiquei com a impressão que era o começo de um golpe de Estado. Eu fiquei com a impressão, inclusive, que o pessoal estava acatando ordem e orientação que o Bolsonaro deu durante muito tempo. […] Muito tempo ele mandou invadir a Suprema Corte, muito tempo ele desacreditou do Congresso Nacional, muito tempo ele pedia que o povo andasse armado, que isso era democracia”, afirmou Lula.

Em outro momento da entrevista à GloboNews, Luladescartou a possibilidade de abertura de uma CPI para investigar o ato. Para ele, a instauração da Comissão poderia gerar confusão no país, o que, na visão dele, não é o ideal para o momento que o país atravessa.

Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquéritopode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora”, ponderou o presidente.

Compartilhe  

últimas notícias