Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Justiça determina remoção de comentários racistas contra Miss São Paulo 2024

Desde sua coroação como Miss São Paulo, em julho, Milla Vieira tem sido alvo de ataques

Justiça determina remoção de comentários racistas contra Miss São Paulo 2024 - Imagem: Reprodução/ Instagram
Justiça determina remoção de comentários racistas contra Miss São Paulo 2024 - Imagem: Reprodução/ Instagram

Gabrielly Bento Publicado em 27/09/2024, às 21h00


Em mais um capítulo da luta contra o racismo nas redes sociais, a Justiça de São Paulo determinou a remoção de diversos comentários racistas direcionados à Miss São Paulo 2024, Milla Vieira.

Segundo o Metrópoles, a decisão judicial, proferida na última quarta-feira (25), atende a um pedido da defesa da modelo, que vinha sofrendo ataques virtuais desde sua coroação em julho.

O juiz responsável pelo caso, Antonio Manssur Filho, da 2ª Vara Cível de São Paulo, também solicitou que a plataforma Instagram forneça os endereços de IP de 93 usuários responsáveis pelas ofensas. Essa medida visa identificar e responsabilizar os autores dos ataques, que podem responder criminalmente por seus atos.

Tomo a responsabilidade como cidadã em seguir em frente, sendo exemplo de que não podemos aceitar nenhum tipo de agressão, humilhação ou preconceito. E eu luto pelo nosso direito de ocupar qualquer espaço. Nada nem ninguém pode definir seu futuro ou limitar seus sonhos”, comemorou a modelo no Instagram.

A Miss São Paulo 2024, Milla Vieira, uma mulher negra, tem sido alvo de ataques racistas desde que foi eleita. Os comentários ofensivos se espalharam rapidamente pelas redes sociais.

As instituições oficiais divulgaram, em 29 de julho, um comunicado de repúdio em relação ao incidente.

É com grande indignação e tristeza que nos manifestamos contra os atos de racismo cometidos contra Milla Vieira, Miss Universe São Paulo 2024. Em um momento que deveria ser de celebração e orgulho, Milla está sendo alvo de comentários racistas e ataques injustificados, evidenciando que nossa sociedade ainda está longe de alcançar a verdadeira igualdade”, dizia o comunicado.

Ademais, os responsáveis pela organização do concurso de beleza reforçaram que a modelo de São Bernardo do Campo mereceu sua vitória.

Milla Vieira se destacou em todas as etapas do concurso, demonstrando competência, graça e talento excepcionais, sendo, portanto, merecedora do título de Miss Universe São Paulo 2024. A organização do Miss Universe São Paulo está certa de que Milla Vieira detém beleza excepcional e é a candidata que possui todas as competências necessárias para ocupar este posto de tanta responsabilidade. Sua conquista é um reflexo de sua dedicação e excelência, e deve ser reconhecida e celebrada por todos.”
Compartilhe