Diário de São Paulo
Siga-nos
Perigo

Incêndio atinge loja de pneus em São Paulo e fumaça preocupa; entenda o porquê

Além do prejuízo financeiro a fumaça tóxica da queima do material prejudica a saúde e o meio ambiente

Incêndio em prédio comercial em São Paulo - Imagem: reprodução G1
Incêndio em prédio comercial em São Paulo - Imagem: reprodução G1

Vitória Tedeschi Publicado em 30/08/2022, às 16h38


Na manhã desta terça-feira (30) uma loja na Zona Sul de São Paulofoi tomada por um incêndio de grandes proporções que foi visto de longe pela grande quantidade de fumaça no local.

As chamas começaram por volta das 9h em um edifício na Rua Dr. Rubens Gomes Bueno, 300, em Santo Amaro.

De acordo com os Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. O estabelecimento é especializado em pinturas de rodas e pneus.Oito viaturas atuaram na ocorrência e o material queimado foi retirado pelos bombeiros.

Segundo a Polícia Militar,o prejuízo estimado é superior a R$ 3 milhões. No entanto, muito além do prejuízo financeiro vale citar que a fumaça gerada pela queima desses materiais, mais especificamente dos pneus, pode gerar grande prejuízo tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.

De acordo com a coordenadora geral de Gestão da Qualidade Ambiental, da Diretoria de Qualidade Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Zilda Maria Faria Veloso, quando queimados, os pneus liberam componentes químicos pesados e poluentes classificados pelas organizações internacionais como os mais tóxicos já produzidos pelo homem.

Zilda ainda afirma que esses elementos não são degradados nem pela atmosfera, nem pelo corpo humano, que desenvolve doenças como o câncer e a infertilidade. Saiba mais aqui.

Compartilhe  

últimas notícias