Operações em todo o país resultaram em prisões, apreensão de drogas e captura de foragidos

Letícia Sales Publicado em 30/03/2026, às 14h00
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizadorealizou, entre os dias 23 e 29 de março, uma série de operações em diferentes regiões do Brasil que resultaram no cumprimento de mais de 100 mandados judiciais, entre prisões e buscas. As ações também levaram à apreensão de mais de uma tonelada de entorpecentes, segundo balanço divulgado pela Polícia Federal.
Coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, as operações mobilizaram forças de segurança federais e estaduais, com foco no enfrentamento ao crime organizado.
Entre os destaques, está uma ação em Manaus, onde agentes apreenderam mais de 1 quilo de ouro durante abordagem a uma embarcação. O material, encontrado em forma de barras metálicas, foi encaminhado para perícia.
No eixo Centro-Oeste, equipes da Ficco de Goiás e Minas Gerais prenderam, em Hidrolândia, um homem foragido acusado de tentativa de feminicídio. O crime ocorreu em 2021, em Belo Horizonte, e o suspeito estava com mandado de prisão preventiva em aberto desde 2025.
Ainda em Minas Gerais, uma outra ação resultou na prisão de um suspeito de tentativa de homicídio em Uberaba, após um ataque com facão durante uma discussão.
No combate ao tráfico de drogas, operações em diferentes estados tiveram impacto significativo. Em São Paulo, foram apreendidos 220 quilos de entorpecentes, enquanto no Amazonas a apreensão chegou a 800 quilos em abordagem fluvial. Já em Ilhéus, a força-tarefa cumpriu 19 mandados contra integrantes de uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro.
As ações também resultaram na captura de foragidos em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Pará, ampliando o alcance da operação.
Criadas com base no modelo de força-tarefa, as Ficcos atuam em todas as unidades da federação e reúnem diferentes órgãos de segurança pública, incluindo polícias civis, militares e penais, além da Polícia Rodoviária Federal e guardas municipais. A coordenação é feita pela Polícia Federal, sem relação hierárquica entre as instituições.
Segundo dados oficiais, somente em 2025, as forças integradas realizaram 246 operações, com mais de 2 mil mandados de busca e apreensão e cerca de 1,5 mil prisões, consolidando a estratégia de atuação conjunta no enfrentamento ao crime organizado no país.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo