Diário de São Paulo
Siga-nos
PESQUISA

Datafolha: pesquisa revela 8 principais preocupações dos moradores de São Paulo

A divulgação dos dados aconteceu neste sábado (02)

8 principais preocupações dos moradores de São Paulo. - Imagem: reprodução I Freepik
8 principais preocupações dos moradores de São Paulo. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 02/09/2023, às 17h40


Uma pesquisa divulgada neste sábado (02) revelou que a maior preocupação entre os moradores da cidade de São Paulo é a violência. 

Nesse contexto, os dados do Datafolha mostram que o termo ficou em primeiro lugar, com 22% entre as respostas dos paulistas. Logo em seguida, 16% apontam atendimento de saúde e outros 8% disseram o transporte público.

Nos últimos 11 anos, atendimento de saúde foi o tema que liderou o ranking de preocupações, ou seja, há tempos, é a primeira vez que segurança pública atinge o primeiro lugar em liderança, de acordo com informações do portal G1

Além disso, em comparação com a última pesquisa, que foi realizada em 2020, o tema violência praticamente dobrou em escolha, passando de 12% para 22%. 

Como alcançou liderança, a falta de segurança pública nas regiões foi citada em maior parte na seguinte ordem: Centro (32%), Zona Sul (25%), Oeste (24%), Norte (22%) e Leste (19%). 

Foram entrevistadas 1.092 pessoas na capital paulista entre os dias 29 e 30 de agosto, com uma margem confirmada de erro em 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Nessa ocasião, as respostas à pesquisa são espontâneas, ou seja, não há uma lista prévia de assuntos para que os entrevistados escolham as maiores aflições que sentem ao residirem na cidade. 

8 principais preocupações dos paulistanos: 

  1. Violência: 22%;
  2. Atendimento de saúde: 16%;
  3. Transporte coletivo: 8%;
  4. Escolas e creches: 6%;
  5. Buracos nas calçadas e asfaltos: 6%; 
  6. Problemas na limpeza e coleta de lixo: 5%;
  7. Habitação: 4%;
  8. Quantidade de moradores de rua: 4%.
Compartilhe  

últimas notícias