A cerimônia visa reconhecer os alunos vítimas do regime

William Oliveira Publicado em 21/08/2024, às 09h40
A Universidade de São Paulo (USP) decidiu que quinze alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), mortos durante o período da ditadura militar, serão diplomados no dia 26 de agosto.
Anteriormente, em dezembro de 2023, a USP já havia homenageado os estudantes Alexandre Vannucchi Leme e Ronaldo Queiroz, alunos do Instituto de Geociências na década de 1970 e membros do movimento estudantil da Universidade.
Entre os homenageados está Maria Regina Marcondes Pinto, que na época cursava Ciências Sociais e trabalhava como bancária. Maria foi companheira do sociólogo Emir Sader, com quem atuou no Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR) e desapareceu em 1976.
“A USP vai entregar diplomas pos-mortem aos estudantes que nao conseguiram terminar o curso pela ditadura. Vou receber pela Maria Regina, minha ex companheira. Dia 26/8”, escreveu Sader no X.
A iniciativa da instituição faz parte do projeto "Diplomação de Resistência", lançado em 2023, que busca homenagear, ao todo, 31 estudantes da universidade mortos na ditadura militar.
Leia também

Indicado por Orlando Morando à Faculdade de Direito é alvo do Gaeco por corrupção e lavagem de dinheiro

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

A Soberania Começa em Casa

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

PF aponta que ex-assessor ligado a irmão de Carla Zambelli financiou avião usado no transporte de cocaína

Enfermeira é morta a tiros pelo ex-namorado na Zona Sul de SP

Governo mira a própria militância e ignora os interesses estratégicos do Brasil

VÍDEO: Homem tenta estuprar nutricionista dentro de apartamento na Grande São Paulo

Pagamento do Bolsa Família em junho já tem data marcada; veja calendário

Alcolumbre reage a pressão por CPMI do Banco Master: "Palanque eleitoral"