Diário de São Paulo
Siga-nos
Frio em SP

Triste! Homem em situação de rua é encontrado morto após madrugada fria em São Paulo

A vítima foi encontrado embaixo de uma passarela de um bairro nobre da capital

Triste! Homem em situação de rua é encontrado morto após madrugada fria em São Paulo - Imagem: reprodução Instagram @padrejulio.lancellotti
Triste! Homem em situação de rua é encontrado morto após madrugada fria em São Paulo - Imagem: reprodução Instagram @padrejulio.lancellotti

Vitória Tedeschi Publicado em 18/05/2023, às 18h36


Após enfrentar madrugadas seguidas de muito frio, a cidade de São Paulo registrou a morte de um homem de 58 anos em situação de rua na manhã do último domingo (14) na região dos Jardins, área nobre de São Paulo.

A vítima, identificada como Odair Mesquita dos Santos, foi encontrado embaixo de uma passarela por assistentes sociais, que chamaram o serviço do Samu e a Polícia Militar. O corpo foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML).

Sua morte foi atribuída ao frio por representantes de movimentos em defesa da população de rua, entre eles o Observatório de Pobrefobia Dom Pedro Casaldáliga.

Em nota ao Estadão, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) lamentou a morte de Odair.

Segundo a pasta, as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) realizaram 13 atendimentos sociais à vítima, somente em 2023, ofertando encaminhamentos para os serviços da rede socioassistencial da prefeitura, porém, não houve aceite de acolhimento.

Além disso, a secretaria também afirmou que, das 20h de sábado (13) até as 7h de domingo, realizou 641 encaminhamentos aos serviços de acolhimento da rede socioassistencial. A pasta diz ainda que distribuiu 3.618 cobertores e 18.848 itens de alimentação, como sopa, pão, chocolate quente, chá e água.

De acordo com a CNN Brasil, o laudo que aponta a causa da morte não foi divulgado. Mas, se confirmado o óbito em decorrência do frio, Odair seria a primeira pessoa a morrer em São Paulo, neste ano, em função das baixas temperaturas.

Vale lembrar que, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, a capital paulista registrou durante a madrugada do dia 14 uma temperatura média mínima de 11,6ºC. Na região de Perus, zona norte, os termômetros marcaram 9,1ºC, segundo o centro de gerenciamento; e na divisa de Parelheiros com Capela do Socorro, na zona sul, a estação meteorológica do local chegou a registrar 6,4°C.

Compartilhe  

últimas notícias