Diário de São Paulo
Siga-nos
OPERAÇÃO VERÃO

Terceira fase da Operação Verão acaba com 56 mortes no litoral de SP

A Operação Verão mirou combater o tráfico de drogas

A Operação Verão mirou combater o tráfico de drogas - Imagem: Reprodução/X @SegurancaSP
A Operação Verão mirou combater o tráfico de drogas - Imagem: Reprodução/X @SegurancaSP

Ana Rodrigues Publicado em 02/04/2024, às 11h04


Na última segunda-feira (1°), a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), anunciou o fim da terceira fase da Operação Verão, realizada no no litoral paulista desde dezembro de 2023. No total, 56 pessoas foram mortas.

De acordo com o UOL, a SSP informou que a operação mirou combater o tráfico de drogas. Desde dezembro, cerca de 1.025 pessoas foram presas, 47 adolescentes foram apreendidos e 2,6 toneladas de drogas foram recolhidas. Ainda de acordo com a Secretaria, o trabalho resultou na redução de roubos em 25,8% em Santos, São Vicente e Guarujá no primeiro bimestre do ano, quando comparado ao do ano anterior.

Com o final da ação, o efetivo policial na Baixada Santista será ampliado. Ao todo, 341 PM's, entre soldados, cabos e sargentos, passarão a atuar de maneira permanente nas cidades da região. Também há previsão de que tenha um aumento de policiais civis com a formação de novos agentes, ainda em 2024.

Até a última sexta-feira (29), 56 pessoas foram mortas na operação. Devido o grande número de vítimas, o Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) enviou uma representação por improbidade administrativa contra o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.

O governo informou que as mortes foram resultado da "reação violenta dos criminosos".

Todos os casos são rigorosamente investigados pela Polícia Civil e Militar, com acompanhamento das respectivas corregedorias, Ministério Público e Poder Judiciário", informou a SSP em nota.
Estamos iniciando uma nova fase no combate ao crime organizado na Baixada Santista, encerrando a Operação Verão - Fase 3 e entregando para a população da Baixada Santista um grande reforço de efetivo policial permanente. (...) Continuaremos lutando, combatendo o crime e protegendo as pessoas do estado de São Paulo", alegou Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública.
Compartilhe  

últimas notícias