Diário de São Paulo
Siga-nos

Taxa de embarque no Terminal Tietê sobe a partir de terça-feira

Além do Terminal Tietê, outras tarifas do transporte público paulista, como metrô e trens, também sofrerão reajustes a partir da mesma data

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

por Redação

Publicado em 04/01/2026, às 10h08


A taxa de embarque cobrada dos passageiros de ônibus intermunicipais no Terminal Rodoviário Tietê, na zona norte de São Paulo, será reajustada a partir da próxima terça-feira (6). O valor passará de R$ 2,60 para R$ 2,70, conforme resolução publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

O aumento impacta diretamente o preço final das passagens e faz parte do reajuste anual das tarifas das linhas administradas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Segundo o governo estadual, os novos valores variam conforme a extensão das linhas, o tipo de serviço (convencional ou seletivo) e a existência de integrações com outros modais, como metrô, trens ou VLT. A política tarifária, de acordo com a gestão estadual, mantém a diferença de preços já existente entre os sistemas.

Transporte mais caro em todo o sistema

O reajuste no Terminal Tietê ocorre no mesmo dia em que outras tarifas do transporte público paulista também serão atualizadas. A partir de 6 de janeiro, o valor da passagem do metrô e dos trens metropolitanos sobe de R$ 5,20 para R$ 5,40, um aumento de 3,85%. O governo de São Paulo afirma que o índice ficou abaixo da inflação acumulada no período, estimada em 4,41% pelo IPCA.

Na capital, a tarifa dos ônibus municipais também será reajustada, passando de R$ 5,00 para R$ 5,30, conforme anúncio da Prefeitura de São Paulo.

Além disso, entram em vigor novos preços para as linhas intermunicipais metropolitanas operadas pela EMTU, incluindo trajetos que ligam a capital às regiões da Baixada Santista, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Litoral Norte.


últimas notícias