Diário de São Paulo
Siga-nos

Tatuagem do agressor de MC Daniel desafia autoridades brasileiras

O agressor, que ainda não foi identificado, infringe lei com tatuagem proibida

MC Daniel - Imagem: Reprodução | Twitter (X)
MC Daniel - Imagem: Reprodução | Twitter (X)

Marina Roveda Publicado em 23/11/2023, às 07h38


O homem que agrediu o MC Daniel em um vídeo recente exibiu uma tatuagem com um símbolo neonazista, segundo uma especialista em grupos de intolerância entrevistada pelo G1. O agressor, que ainda não foi identificado, tem uma tatuagem de um sol nas costas, que é associado ao neonazismo.

A pesquisadora Milena Gordon Baker, autora da obra 'Criminalização da Negação do Holocausto no Direito Penal Brasileiro', explicou que a tatuagem remete ao sol negro neonazista conhecido como sonnenrad (em alemão). O símbolo é sutil, mas tem sido apropriado por grupos neonazistas e supremacistas brancos modernos.

tatuagem ilegal
Imagem:Re produção/X; e reprodução/Anti-Defamation League

O incidente ocorreu em um boulevard de bares no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. O agressor, após dar uma cabeçada e soco no rosto de MC Daniel, foi derrubado por um segurança do cantor. MC Daniel, depois de proteger o agressor, impediu que ele fosse agredido novamente. O agressor exibiu suas tatuagens após o incidente.

A lei brasileira proíbe o uso de símbolos nazistas, como suásticas, e pune quem fizer apologia ao nazismo. No entanto, não é clara sobre quem ostente outros desenhos que remetam ou incitem isso. A Polícia Civil está à disposição de MC Daniel para auxiliar no registro da ocorrência, e as imagens contribuirão para a investigação do caso.

Compartilhe  

últimas notícias