Diário de São Paulo
Siga-nos
Mudança drástica

Tarcísio muda nome da estação Paulo Freire para homenagear bandeirante Fernão Dias

Empresa diz que a alteração para o nome do bandeirante foi motivada após uma pesquisa de opinião

Tarcísio muda nome da estação Paulo Freire para homenagear bandeirante Fernão Dias - Imagem: Agência Brasil
Tarcísio muda nome da estação Paulo Freire para homenagear bandeirante Fernão Dias - Imagem: Agência Brasil

Nathalia Jesus Publicado em 14/03/2023, às 09h53


O governo de Tarcísio de Freitas decidiu alterar o nome de uma futura estação da Linha 2-Verde de Paulo Freire para Fernão Dias, um famoso bandeirante e explorador. A decisão foi tomada pelos administradores da empresa controlada pelo Governo de São Paulo em janeiro.

O Metrô de São Paulo informou que a decisão da alteração se deu após uma pesquisa de opinião com moradores e frequentadores da região onde ficará a futura estação. O levantamento teria sido concluído no final de 2022.

De acordo com a apuração da Folha de S. Paulo, Fernão Dias teria recebido 57% das preferências, Paulo Freire 29% e Parque Novo Mundo 14%. "O nome Paulo Freire era apenas provisório para a criação de referências nos projetos, até a confirmação pelas pesquisas", explicou o Metrô em nota.

A futura estação está prevista para ser construída em algum ponto da avenida Educador Paulo Freire, localizada em uma região próxima à rodovia Fernão Dias.

Patrono da educação brasileira, Paulo Freire (1921-1997) é considerado um dos principais educadores do mundo. Seu principal livro, "Pedagogia do Oprimido", figura entre as cem obras mais citadas em língua inglesa, de acordo com o Google Scholar, plataforma voltada à produção científica.

Por sua vez, Fernão Dias (1608-1681), um dos mais populares bandeirantes de São Paulo, é conhecido como o "Caçador de Esmeraldas" por sua trajetória na exploração de terras. Além disso, sabe-se também que o bandeirante foi o responsável pela exploração de dezenas de indígenas em suas expedições.

Compartilhe  

últimas notícias