Diário de São Paulo
Siga-nos
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

Tarcísio agradece governo Lula por empréstimo de R$10 bilhões

Presidente "convocou" o governador de São Paulo a fazer um discurso elogioso sobre os investimentos federais nos estados

Geraldo Alckmin, Tarcísio de Freitas e Lula. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Geraldo Alckmin, Tarcísio de Freitas e Lula. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Milani Publicado em 13/12/2023, às 08h21


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu ao quebrar o protocolo em uma cerimônia no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (12), ao "convocar" o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a fazer um discurso elogioso sobre os investimentos federais nos estados.

Apesar de o cerimonial não prever a fala de Tarcísio, Lula indicou que algum governador deveria discursar sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Tarcísio, então, fez um pronunciamento destacando a importância dos projetos viabilizados pelo PAC, que incluem iniciativas para a realização da COP, infraestrutura no Mato Grosso do Sul e saneamento no Ceará.

"Acho que o presidente Lula me escolheu porque eu estou levando o maior cheque. Deve ser por isso. Mas de fato, a gente fica muito satisfeito de ver esses projetos viabilizados. O PAC é um instrumento para isso. São projetos importantes para todos os estados que estão aqui presentes", afirmou.
"Para a realização da COP, para a infraestrutura do Mato Grosso do Sul, para o saneamento lá no Ceará. Ou seja, projetos que vão gerar, como o ministro Rui [Costa] falou, compra de material de construção, vão movimentar o comércio, vão movimentar a indústria, vão gerar emprego. São mestres de obras, são carpinteiros, são armadores, que terão oportunidade de trabalhar", prosseguiu.

O gesto de Lula é notável, uma vez que Tarcísio de Freitas é filiado ao Republicanos, partido de oposição ao PT, e foi ministro no governo Bolsonaro. Após uma campanha em lados opostos, ambos têm demonstrado gestos de aproximação em 2023, embora devam se opor novamente nas eleições municipais do próximo ano.

Durante o evento, Lula também criticou a taxa de juros praticada pelo Banco Central, sugerindo uma redução para estimular o acesso a crédito. O presidente instou os governadores a serem criativos e otimistas na busca por recursos, destacando a importância de enfrentar os desafios econômicos.

"Nós temos que ir atrás em algum lugar nós temos que ter, nós temos que mexer com o coração do presidente do Banco Central reduza um pouco os juros porque as pessoas estão querendo tomar dinheiro emprestado. Os governadores podem ajudar fazer, fazer pressão, vamos baixar os juros", disse Lula.

O presidente reforçou que, apesar das previsões pessimistas para a economia em 2024, o Brasil poderá apresentar crescimento, e a expectativa do governo é ver o PIB crescer cerca de 3% em 2023.

Compartilhe  

últimas notícias