Diário de São Paulo
Siga-nos
Espionagem

Tarcísio adquire ferramenta de espionagem usada pela Abin

A Polícia Civil e a Polícia Militar de São Paulo fecharam contratos para a utilização do software israelense First Mile

Tarcísio de Freitas. - Imagem: Divulgação/GESP
Tarcísio de Freitas. - Imagem: Divulgação/GESP

Marina Roveda Publicado em 23/10/2023, às 08h45


A Polícia Federal (PF) desencadeou uma operação para investigar práticas de espionagem ilegal que teriam ocorrido na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro. No decorrer dessa investigação, a PF descobriu que o governo do estado de São Paulo também teria adquirido uma ferramenta similar, o software israelense First Mile, usado para monitorar a localização de pessoas.

Conforme relatos da colunista Bela Megale no jornal O Globo, a PF identificou que o governo paulista, sob a liderança de Tarcísio de Freitas, teria feito uso do mesmo programa de espionagem. A assessoria de imprensa do governador confirmou a contratação da ferramenta, mas alegou que a aquisição ocorreu durante a gestão anterior.

De acordo com a assessoria, a Polícia Civil do estado contratou o software em novembro de 2021, sob o comando de João Doria, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Além disso, o governo informou que a negociação para adquirir o First Mile pela Polícia Militar foi efetivada no primeiro semestre de 2023, embora tenha sido iniciada em 2022, também na gestão anterior.

A investigação da PF segue em andamento, e o uso de tais ferramentas de espionagem por parte de entidades governamentais está gerando preocupação e levanta questões sobre a proteção da privacidade e dos direitos individuais dos cidadãos.

Compartilhe  

últimas notícias