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Trânsito

SP foi autorizado a implantar mais 4 trechos de faixa azul, exclusivas para motos

Portaria que autoriza a implantação da faixas azuis vai ser assinada nesta quinta-feira (28), junto com o ministro dos Transportes e o prefeito

Portaria que autoriza a implantação das faixas azuis vai ser assinada nesta quinta-feira (28), junto com o ministro dos Transportes e o prefeito - Imagem: Reprodução/Freepik
Portaria que autoriza a implantação das faixas azuis vai ser assinada nesta quinta-feira (28), junto com o ministro dos Transportes e o prefeito - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 28/09/2023, às 12h27


A cidade de São Paulodeve ganhar mais quatro faixas azuis exclusivas para motocicletas em 11 vias. Atualmente, as avenidas que possuem essas faixas são a 23 de Maio e a Bandeirantes. Cerca de 1,3 milhão de motos circulam na capital.

Segundo o G1, a portaria vai ser assinada nesta quinta-feira (28) em um evento com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o prefeito, Ricardo Nunes (MDB). A partir dessa publicação, deve ocorrer na próxima semana, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já pode implementar as faixas. A autorização dada pelo ministério anteriormente para outros quatro trechos também será renovada.

O projeto piloto da faixa azul foi implantado em janeiro de 2022 na Avenida 23 de Maio, completou um ano, então a prefeitura divulgou que não houve nenhum acidente com morte na faixa. Depois, a administração informou que também não registrou mortes na Avenida dos Bandeirantes. 

Veja as avenidas que vão receber autorização para faixas azuis nesta quinta:

  • Trecho 1: Avenidas Sumaré/Avenida Paulo VI e Avenida das Nações Unidas sentido Castelo Branco, entre Rua Prof. Campos de Oliveira e a Avenida Pe. José Maria e sentido Interlagos entre a Avenida Mario Lopes Leão e rua Prof. Campos de Oliveira;
  • Trecho 2: Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Zaki Narchi e Avenida Luiz Dumont Villares; 
  • Trecho 3: Avenida Miguel Yunes;
  • Trecho 4: Avenida Jacu Pêssego, Avenida Nova Trabalhadores, Avenida Vice-presidente José de Alencar Gomes da Silva e Avenida do Estado.

A escolha pelos novos trechos foi feita pela prefeitura.

Veja os trechos que já têm autorização:

  • Avenida 23 de Maio, no trecho entre Praça da Bandeira e o Complexo Viário João Jorge Saad, sentido Santana/Aeroporto, com extensão aproximada de 6 km;
  • Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, entre a ponte das Bandeiras e a praça da Bandeira, com extensão aproximada de quatro quilômetros;
  • Avenida Rubem Berta, entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão de dois quilômetros;
  • Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, entre a via Marginal do rio Pinheiros e o viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão de 8,5 quilômetros.

Como ainda é um projeto experimental, a implementação das novas faixas acaba exigindo o atendimento de uma série de condições pré-estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran):

  • As larguras das faixas devem ser de, no mínimo, 1,10m entre eixos da sinalização horizontal para limite de velocidade de 50 km/h;
  • De 1,20m para limite de velocidade de 60 km/h; 
  • CET-SP deverá enviar trimestralmente à secretaria um relatório com as análises e conclusões do projeto Faixa Azul ao término do período experimental de um ano.

Os dados que a CET precisa repassar à Senatran: 

  • Qual foi a quantidade de acidentes envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores (número de acidentes, feridos e mortes) a cada mês, por sentido de tráfego nos trechos relacionados, nos últimos 5 (cinco) anos, incluindo o período experimental, incluindo toda a via, suas faixas de rolamento, vias expressas e marginais e áreas de entrelaçamento;
  • Informação do Volume Diário Médio (VDM) classificado por categoria de veículo, por sentido de tráfego nos trechos relacionados, nos últimos 5 (cinco) anos, incluindo o período experimental;
  • Levantamento da velocidade operacional de cada faixa dos trechos relacionados, antes e após a intervenção;
  • Apresentar relatório detalhando o comportamento do tráfego em faixas com diferentes larguras.

Aduraldo Catão, secretário de Trânsito do Ministério dos Transportes, reforçou o caráter experimental das faixas e a importância de acompanhar a iniciativa para que, algum dia, ela seja estendida a outras cidades. Os dados dos últimos cinco anos devem ser apresentados para se avaliar a eficácia da medida. 

A chamada faixa azul é o que a gente chama de uma sinalização experimental. Como ela não está prevista no Código de Trânsito, cabe à Senatran analisar os projetos das prefeituras. São elas que tomam a iniciativa e apresentam para a gente os projetos. Qual é a nossa posição com relação a isso? A gente quer encorajar os municípios, especialmente São Paulo, que é a campeã em número absoluto de mortes no trânsito. É um experimento para a gente analisar no futuro se isso pode ou não ser universalizado. Vamos incentivar as cidades a chegarem a soluções que possam diminuir mortes no trânsito, especialmente de motociclistas", disse.

De acordo com a prefeitura, pela análise do número total de acidentes envolvendo motos na Avenida 23 de Maio apontou que houve a redução da gravidade nas ocorrências. Em 12 meses, foram 98 acidentes de trânsito envolvendo motos no trecho de 5,5 km da Avenida 23 de Maio, sentido Aeroporto, que recebeu a nova sinalização. Desse total, 44 ocorrências não tiveram pessoas feridas. Já os demais 54 acidentes causaram: 59 vítimas, sendo 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves.

Foi informado pela prefeitura que, a análise da eficácia da faixa azul leva em conta: características da via, os volumes de motocicletas circulando dentro e fora do espaço da faixa, a tipologia dos acidentes e o fato de as ocorrências terem gerado danos materiais ou pessoas feridas, conhecida como taxa de severidade.

A taxa de severidade atribui pesos aos acidentes pela importância, por exemplo, os acidentes com danos materiais são os menos importantes. Já em oposição, os que resultam em morte, são os mais importantes. E, além dessa gravidade, os pesos são relacionados ao volume de veículos e à extensão da via analisada. Quanto menor é a taxa, mais segura é a via.

Segundo a prefeitura, aplicando a metodologia às estatísticas do primeiro ano de funcionamento, entre 25 de janeiro de 2022 e 23 de janeiro de 2023, a taxa de severidade da faixa azul da Av. 23 de Maio ficou em 3,19 UPS/Milhão de Motos/Km (Unidade Padrão de Severidade por milhão de motos por quilômetro). Em relação à taxa de severidade das motos que circularam fora do espaço da faixa azul, a taxa é três vezes menor. Fora dela a taxa foi de 9,23 UPS/Milhão de Motos/Km.

Ainda conforme a prefeitura, houve também uma redução das médias de lentidão da Av. 23 de Maio, em 2022, em comparação com os índices do ano de 2019.

A redução das médias de lentidão foi de aproximadamente 15%, mostrando que o novo espaço trouxe organização para o fluxo veicular."
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