Marca anterior foi registrada em 18 de janeiro, quando os termômetros marcaram 32,1°C

William Oliveira Publicado em 22/01/2025, às 09h04
Na última terça-feira (21), a cidade de São Paulo registrou a maior temperatura do ano, alcançando 34,5°C, de acordo com informações da Defesa Civil Estadual. A marca anterior foi registrada em 18 de janeiro, quando os termômetros marcaram 32,1°C. No litoral sul do estado, Santos foi a cidade mais quente do dia, com temperaturas atingindo impressionantes 38°C.
Em resposta às condições climáticas extremas, a Defesa Civil do estado emitiu um alerta para calor intenso, além da previsão de chuvas fortes nos próximos dias. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informou que a umidade relativa do ar na capital paulista está em 40%, o que contribui para a sensação térmica de abafamento.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que as altas temperaturas devem persistir na região Sudeste até esta quarta-feira (22). No entanto, o órgão esclareceu que não se trata de uma onda de calor, pois as condições não atendem aos critérios técnicos, que exigem que as temperaturas fiquem pelo menos 5°C acima da média por três dias consecutivos.
A previsão para o restante do dia indica muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas isoladas.
Alerta
A Defesa Civil de São Paulo renovou o alerta para calor intenso e chuvas torrenciais no estado durante esta semana. As altas temperaturas, associadas à umidade, elevarão a sensação de abafamento em todo o território paulista. As temperaturas podem atingir até 38°C, especialmente nas regiões oeste e norte do estado. Até quarta-feira (22), o sol deverá predominar, com poucas nuvens, o que deve intensificar ainda mais o calor.
A partir de quinta-feira (23), espera-se um aumento na nebulosidade e chuvas generalizadas, que trarão alívio às altas temperaturas. Ao longo da semana, pancadas isoladas de chuva podem ocorrer, acompanhadas de raios, ventos fortes e até granizo em algumas áreas.
Essas condições climáticas podem resultar em temporais localizados e possíveis transtornos em áreas já saturadas. De acordo com o Climatempo, a previsão é de chuvas até domingo (26), quando as temperaturas devem finalmente começar a diminuir de forma significativa no estado.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo