Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo planeja contratar policiais aposentados para reforçar a segurança escolar

Governo de São Paulo já contratou vigilantes desarmados para reforçar a segurança em escolas

São Paulo planeja contratar policiais aposentados para reforçar a segurança escolar - Imagem: Reprodução |  Rodrigo Rodrigues/g1
São Paulo planeja contratar policiais aposentados para reforçar a segurança escolar - Imagem: Reprodução | Rodrigo Rodrigues/g1

Marina Roveda Publicado em 26/10/2023, às 07h56


Nesta quarta-feira, o secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, revelou que sugeriu ao governador Tarcísio de Freitas a contratação de policiais aposentados para reforçar a segurança nas escolas públicas do estado. A proposta surge em resposta à recente tragédia em que uma estudante de 17 anos foi morta dentro da Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo.

O secretário destacou que a ideia não é transformar esses policiais aposentados em "xerifes escolares", mas sim designá-los como gestores de programas de integração entre as pastas da Educação e Segurança Pública. Eles seriam responsáveis por supervisionar atividades como rondas escolares, monitoramento por câmeras e integração de sistemas administrativos relacionados à educação e à segurança.

Derrite ressaltou a importância da presença policial nas escolas como um meio de dissuasão e proteção. Ele enfatizou que essa presença pode ser fundamental para lidar com jovens em situações vulneráveis, que carecem de apoio e orientação adequada.

Além dessa sugestão, o governo de São Paulo recentemente implantou um programa de vigilância em escolas, onde cerca de 774 vigilantes desarmados foram contratados para atuar em escolas estaduais selecionadas. Essa medida, anunciada em abril após um ataque a uma escola, visa reforçar a segurança e o bem-estar dos estudantes.

A proposta de contratação de policiais aposentados, bem como a inclusão de vigilantes nas escolas, demonstra o compromisso do governo estadual em abordar a questão da segurança nas instituições de ensino e garantir a proteção dos estudantes em meio a desafios complexos. O governo deve avaliar a sugestão de Derrite e considerar outras medidas para aprimorar a segurança nas escolas do estado.

Compartilhe  

últimas notícias