Diário de São Paulo
Siga-nos
Cúpula do Brics

Recomendações médicas: Lula não irá à Russia após ferimento doméstico

Apesar do incidente, o presidente da República participará da reunião por videoconferência

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Reprodução/Divulgação
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Reprodução/Divulgação

Alanis Ribeiro Publicado em 20/10/2024, às 19h57


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi obrigado a cancelar sua participação presencial na 16ª Cúpula dos Brics, em Kazan, Rússia, por recomendação médica. A decisão veio após um acidente doméstico ocorrido em Brasília, no sábado (19), logo após seu retorno a São Paulo.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) anunciou que o presidente Lula participará da cúpula do Brics via videoconferência entre os dias 22 e 24 de outubro, mantendo seus compromissos em Brasília. Lula sofreu um ferimento na cabeça, mas não precisou ser internado e está sob supervisão médica, que recomendou evitar viagens aéreas longas.

Esta cúpula marcaria o primeiro encontro de Lula com o presidente russo Vladimir Putin em seu terceiro mandato, mas Putin já havia confirmado sua ausência no evento. 

O Brics, que agora inclui novos membros como Egito e Arábia Saudita, terá a presença de pelo menos 23 chefes de Estado para discutir a integração do Sul Global e soluções para conflitos no Oriente Médio, com críticas esperadas às ações de Israel no Líbano e em Gaza. Embora a guerra entre Rússia e Ucrânia não seja o foco principal, o tema pode surgir informalmente nas discussões.

Compartilhe