Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Provão Paulista é adiado devido a greve; confira as novas datas

As novas datas do Provão Paulista são aplicáveis a todos os 645 municípios do estado

O Provão Paulista é um novo exame para entrar nas universidades de São Paulo. - Imagem: reprodução freepik
O Provão Paulista é um novo exame para entrar nas universidades de São Paulo. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 24/11/2023, às 18h34


Por conta da greve marcada para terça-feira (28), o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu adiaro Provão Paulista, um novo exame para entrar nas universidades de São Paulo. Isso aconteceu por causa da paralisação dos metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp.

Embora a paralisação no transporte impacte a cidade e a região metropolitana, as novas datas do Provão Paulista são aplicáveis a todos os 645 municípios do estado.

Alunos que estão na última etapa do ensino médio e inicialmente tinham o teste programado para os dias 28 e 29, agora farão a prova nos dias 29 e 30 de novembro. Enquanto isso, estudantes das séries iniciais, originalmente agendados para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, tiveram suas avaliações remarcadas para os dias 1º e 4 de dezembro.

O Provão, em sua primeira edição, é uma espécie de exame estadual semelhante ao Enem, que oferecerá 15.369 vagas para cursos superiores em 2024.

Além disso, segundo o portal Folha de São Paulo, essas oportunidades são disponibilizadas em parceria com cinco instituições: USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

De acordo com informações do governo de São Paulo, aproximadamente 1,2 milhão de estudantes se inscreveram para participar das provas.

A Secretaria da Educação, liderada por Renato Feder, manifesta seu pesar diante da decisão, destacando que a medida tomada visa a não prejudicar os alunos da rede estadual, muitos dos quais dependem do transporte público.

Confira as novas datas do Provão Paulista 

Estudantes do 3º ano:

Previstos para fazer provas nos dias 28 (terça) e 29 (quarta)

Farão as  provas nos dias 29 (quarta) e 30 (quinta)

Estudantes do 1º e do 2º anos:

Previstos  para fazer provas nos dias 30 (quinta) e 1º/12 (sexta)

Farão as provas nos dias 1º (sexta) e 4 (segunda).

Compartilhe  

últimas notícias