Diário de São Paulo
Siga-nos
PROVÃO PAULISTA

Alunos da rede estadual terão nova opção de ingresso nas universidades públicas com o Provão Paulista

A estimativa é de que cerca de 13 mil vagas sejam preenchidas nas universidades estaduais

Provão Paulista. - Imagem: Divulgação / Gov.SP
Provão Paulista. - Imagem: Divulgação / Gov.SP

Marina Roveda Publicado em 11/07/2023, às 07h42


O Provão Paulista, uma nova avaliação da Secretaria da Educação de São Paulo, dará acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024. O governador Tarcísio de Freitas autorizou oficialmente a criação dessa nova porta de entrada para as universidades públicas paulistas.

O que mais motiva a gente nessa missão é poder dar vazão aos sonhos das pessoas e fazer com que sonhos se realizem. Os jovens têm o sonho de entrar na universidade porque ela é um passo para o sucesso profissional, a inserção no mercado de trabalho, emprego de qualidade e autonomia. A gente quer fazer esse sonho cada vez mais possível e que vocês alcancem esse sonho”, afirmou o governador a alunos durante a solenidade no Palácio dos Bandeirantes.

Agarrem com força as oportunidades e aproveitem cada ferramenta que vai ser dada a vocês. Façam o nosso Provão Paulista, brilhem, vão para a universidade e sejam felizes. É tudo o que a gente quer”, reforçou Tarcísio.

O objetivo do Provão Paulista é oferecer uma nova opção de ingresso nas universidades públicas para os alunos da rede estadual de ensino. Durante a cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador destacou que a universidade é um passo importante para o sucesso profissional, inserção no mercado de trabalho e conquista da autonomia. A nova avaliação visa tornar esse sonho mais acessível aos estudantes.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário-chefe da Casa Civil, os secretários estaduais de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo e Relações Institucionais, Comunicação, os reitores das universidades envolvidas e os representantes do Centro Paula Souza e da Univesp. Durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções para instituir o Provão Paulista.

Funcionamento do Provão Paulista

A nova avaliação, que terá início em novembro, será aplicada de forma seriada, com questões de múltipla escolha e uma redação. O teste poderá ser utilizado como acesso direto às vagas nas universidades públicas e Fatecs de São Paulo para o início do curso em 2024. A avaliação será aplicada presencialmente nas escolas estaduais, em uma única data, e todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, incluindo os das Etecs, poderão participar.

A partir de 2024, o acesso às vagas nas universidades será obtido por meio da nota acumulada pelos alunos nos Provões Paulistas dos dois últimos anos do ensino médio. Em 2025, serão considerados os resultados das provas aplicadas ao longo das três séries. Além de facilitar o ingresso no ensino superior, a Secretaria da Educação espera que o Provão Paulista contribua para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio da rede estadual, além de ser um instrumento para combater o abandono e a evasão escolar.

É um momento de alegria. Nós estamos conseguindo uma inclusão efetiva e garantir a integração de atividades, a sinergia de duas secretarias, quatro universidades e o Centro Paula Souza. É uma iniciativa motivante e que certamente vai diminuir a evasão no ensino médio e melhorar o interesse do aluno para continuar estudando ano a ano”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Provão Paulista abrirá novas possibilidades de ingresso nas universidades públicas paulistas para os alunos do ensino médio da rede estadual. Com cerca de 13 mil vagas disponíveis, essa nova avaliação busca tornar o sonho da universidade mais acessível aos estudantes, oferecendo uma alternativa complementar aos tradicionais vestibulares. Além disso, o Provão Paulista tem o potencial de melhorar o desempenho dos alunos e combater a evasão escolar.

Compartilhe  

últimas notícias