Diário de São Paulo
Siga-nos
Dengue

Prefeitura de São Paulo revela data para início da vacinação contra dengue

Itaquera e Vila Jaguara serão as primeiras contempladas com a imunização

Vacina QDenga - Imagem: Divulgação / Secretaria da Saúde do Distrito Federal
Vacina QDenga - Imagem: Divulgação / Secretaria da Saúde do Distrito Federal

por Marina Milani

Publicado em 03/04/2024, às 07h51


A Prefeitura de São Paulo está programando o início da aplicação da vacina contra a dengue a partir desta quinta-feira (2), direcionando as primeiras doses para as regiões de Itaquera, na Zona Leste, e Vila Jaguara, na Zona Oeste. A escolha dessas localidades levou em consideração critérios como o número absoluto de casos da doença e a incidência por 100 mil habitantes, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dessas áreas serão responsáveis pela imunização, que será direcionada para a faixa etária entre 10 e 14 anos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Secretaria Municipal da Saúde, em colaboração com a Secretaria Municipal da Educação, irá orientar os pais e responsáveis sobre os locais e procedimentos para a vacinação de seus filhos.

A iniciativa surge em meio a um cenário preocupante de aumento nos casos de dengue na cidade de São Paulo. De acordo com dados recentes da gestão municipal, a capital já registrou 33 mortes pela doença somente este ano, com um total de mais de 105 mil casos, o que representa cerca de 27,2% do total de casos do estado. Além disso, 76 bairros estão em epidemia de dengue, um aumento em relação aos 67 bairros registrados anteriormente.

A chegada de novas doses da vacina contra a dengue à capital paulista foi anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde, após determinação do Ministério da Saúde. Essas doses, que serão remanejadas de outros municípios da região do Alto do Tietê e têm vencimento previsto para 30 de abril, permitirão o avanço da campanha de vacinação na cidade.

A gestão municipal também anunciou a intenção de promover a vacinação contra a dengue dentro das escolas localizadas em áreas com maior incidência da doença. O público-alvo serão crianças entre 10 e 14 anos, visando ampliar a cobertura vacinal e conter o avanço do vírus.

Diante do aumento dos casos e da gravidade da situação, a prefeitura decretou situação de emergência na cidade em 18 de março, buscando agilizar as ações de combate à dengue. Com a chegada das novas doses, o próximo passo será estabelecer os calendários e estratégias de vacinação para alcançar o maior número possível de pessoas e conter a propagação da doença.

Compartilhe  

últimas notícias