Diário de São Paulo
Siga-nos
Viva Baquirivu

Prefeitura de Guarulhos está realizando a maior obra de combate a enchente da história da cidade

O Programa Viva Baquirivu integra ação efetiva de combate às enchentes, preservação do meio ambiente e lazer

Prefeitura de Guarulhos está realizando a maior obra de combate a enchente da história da cidade - Imagem: Prefeitura de Guarulhos
Prefeitura de Guarulhos está realizando a maior obra de combate a enchente da história da cidade - Imagem: Prefeitura de Guarulhos

Redação Publicado em 26/12/2023, às 10h47


As obras do Viva Baquirivu, o Programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do rio Baquirivu-Guaçu, promovidas pela Prefeitura de Guarulhos, já começaram na cidade com o objetivo de melhorar os sistemas de drenagem e a mobilidade urbana no município por meio de uma série de obras viárias, urbanísticas e habitacionais.

O projeto de adequação do Baquirivu é uma das maiores realizações da atual gestão. Esse programa vai beneficiar diretamente bairros próximos e indiretamente toda a cidade com obras de drenagem, recuperação de vias e a modernização do sistema de mobilidade urbana, implantação de equipamentos de esporte, lazer e saúde.

viva-baquirivu-guarulhos-3
Imagem: Prefeitura de Guarulhos

O programa conta com financiamento externo na ordem de meio bilhão de reais e tem por objetivo a redução de cheias por meio da ampliação da calha do rio Baquirivu-Guaçu e a construção de reservatórios, recuperação de áreas de várzeas, com implantação de parque linear, arborização, passeio público, ciclovia, pista de corrida e mobiliário urbano, ampliação da foz do córrego Cocho Velho, melhoria de vias urbanas e a ampliação dos corredores viários de acesso ao aeroporto internacional de Guarulhos.

As obras incluem ainda a recuperação de vias, a modernização de corredores de ônibus e a implantação de um parque linear de 70 mil m².

viva-baquirivu-guarulhos-2
Imagem: Prefeitura de Guarulhos
Compartilhe  

últimas notícias