No total, dez tendas foram estrategicamente posicionadas para acolher qualquer cidadão que busque um espaço com temperaturas mais amenas para descansar e se hidratar

William Oliveira Publicado em 12/02/2025, às 08h00
Em resposta à previsão de uma nova onda de calor intenso que deve afetar a cidade de São Paulo, a Prefeitura anunciou a reativação de dez tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT) a partir desta quarta-feira (12). Essa iniciativa visa fortalecer os cuidados e a rede de proteção para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
As tendas estarão disponíveis diariamente, operando das 10h às 16h, em diferentes regiões da capital paulista. Este ano, as dez tendas foram estrategicamente posicionadas para acolher qualquer cidadão que busque um espaço com temperaturas mais amenas para descansar e se hidratar. Além do abrigo, os frequentadores terão acesso gratuito à água, chás, sucos gelados e frutas.
A estrutura das tendas também inclui um espaço destinado ao atendimento e à orientação dos munícipes sobre os cuidados necessários com os animais durante períodos de calor extremo.
Com o início da onda de calor prevista para esta quarta-feira, o Brasil se prepara para enfrentar um aumento significativo nas temperaturas em várias regiões. De acordo com informações da Climatempo, essa condição climática deverá persistir até pelo menos o dia 21 de fevereiro. Para o primeiro dia da onda em São Paulo, a expectativa é que a temperatura máxima alcance os 34°C.
Além de São Paulo, pelo menos nove estados brasileiros devem experimentar esse calor intenso nos próximos dias. As áreas afetadas incluem:
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informa que a ativação da Operação Altas Temperaturas ocorre sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge os 32°C.
De acordo com a SMADS, orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) prestarão atendimento nas tendas. Além disso, uma equipe realiza buscas ativas pelas ruas da cidade, oferecendo acolhimento em unidades da rede socioassistencial e encaminhando pessoas para atender outras demandas que possam surgir.
Os locais onde as tendas estarão montadas são:
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada