Diário de São Paulo
Siga-nos

Preço dos alimentos serão impactados pelo calor, afirma secretário da Agricultura de SP

Solo a 70ºC pode comprometer germinação, reforça Guilherme Piai

Guilherme Piai Silva Filizzola - Imagem: Reprodução | Bruna Bonfim/g1
Guilherme Piai Silva Filizzola - Imagem: Reprodução | Bruna Bonfim/g1

Marina Roveda Publicado em 21/11/2023, às 08h24


As recentes ondas de calor têm lançado um desafio significativo para a agricultura brasileira, especialmente durante o crucial período de plantio em São Paulo. Guilherme Piai, secretário de Agricultura do estado, ressalta que as altas temperaturas não apenas prejudicam as lavouras, levando a replantios e prejuízos financeiros para os produtores, mas também apresentam riscos à germinação das sementes. Em entrevista a Jovem Pan News, Piai destacou que o solo exposto, com temperatura atingindo até 70ºC, pode literalmente "cozinhar" as sementes, complicando ainda mais a situação.

Apesar do Brasil ser um dos líderes globais no setor agrícola, existe uma lacuna significativa quando se trata de seguros rurais. Piai enfatiza a necessidade de investir nesse tipo de seguro, citando que nos Estados Unidos cerca de 90% das lavouras contam com esse respaldo, enquanto no Brasil esse percentual é inferior a 15%. Esse déficit de segurança financeira torna os produtores mais vulneráveis a eventos climáticos extremos, como os observados recentemente.

O secretário de Agricultura também alerta para um possível aumento nos preços de alguns produtos devido aos impactos climáticos. Com o mercado sendo impulsionado pela oferta e demanda, a soja e o milho já registram altas, resultado das condições climáticas adversas que afetam a produção.

Além das preocupações locais, Piai destaca uma perspectiva global alarmante, com a Organização Mundial Meteorológica prevendo que este ano será o mais quente dos últimos 125 mil anos. Essa tendência de aumento de temperatura não apenas coloca a agricultura brasileira sob pressão, mas também levanta preocupações sobre o impacto nos preços globais dos alimentos.

Compartilhe  

últimas notícias