Diário de São Paulo
Siga-nos

Pré-Carnaval bloqueia vias em todas as regiões de São Paulo; veja as interdições previstas para domingo

Cidade recebe grandes blocos e registra bloqueios em corredores importantes; órgãos de trânsito recomendam rotas alternativas

23 de Maio aparece entre opção alternativa para motoristas - Imagem: Reprodução
23 de Maio aparece entre opção alternativa para motoristas - Imagem: Reprodução

Lívia Gennari Publicado em 07/02/2026, às 17h03


A chegada do Pré-Carnaval 2026 transforma a mobilidade em São Paulo. A cidade amanheceu neste sábado (7), com interdições que se estendem até domingo (8), acompanhando o avanço dos blocos que arrastam multidões por todas as regiões da capital.

A programação inclui nomes de peso — como Ivete Sangalo, que mobilizou mais de 1 milhão de foliões no Ibirapuera neste sábado, além de Calvin Harris, Luísa Sonza e Emicida que se apresentam no domingo. A expectativa alta de público exige uma operação de trânsito reforçada.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as rotas dos desfiles demandaram bloqueios em vias estratégicas e a criação de desvios em praticamente todos os setores da cidade. No total, cerca de 180 blocos cruzam São Paulo neste fim de semana, e o fluxo de veículos será alterado em diversos bairros.

Veja quais vias estarão fechadas no domingo:

Centro
No coração da cidade, a Rua da Consolação ficará fechada entre a Avenida Paulista e a Praça Franklin Roosevelt. Outro trecho interditado é o que liga a via à Rua Maria Antônia, também até a Paulista.

Zona Oeste
A região oeste concentra interdições em importantes corredores. Entre elas:

  • Avenida Marquês de São Vicente, entre a Praça Luiz Carlos de Mesquita e a Avenida Dr. Abraão Ribeiro;

  • Avenida Professor Alfonso Bovero, entre a Rua Plínio de Morais e a Rua Apinajés;

  • Rua Henrique Schaumann, entre a Avenida Rebouças e a Rua Teodoro Sampaio;

  • Rua dos Pinheiros, entre a Avenida Pedroso de Morais e a Praça Portugal;

  • Avenida Brigadeiro Faria Lima, entre os números 4100 e 4500.

Zona Sul
A zona sul terá bloqueios expressivos em grandes avenidas, como:

  • Avenida Pedro Álvares Cabral;

  • Avenida Arquiteto Carlos Bratke;

  • Avenida Luís Gushiken;

  • Avenida Leonardo da Vinci;

  • Avenida Prof. Dr. Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck.

Como alternativa, a CET recomenda o uso das Marginais Tietê e Pinheiros, além do eixo da Avenida 23 de Maio.

Zona Norte
Na parte norte da capital, os motoristas devem evitar:

  • Avenida Engenheiro Caetano Álvares, entre a Avenida Meireles Reis e a Rua Irmão João Creff;

  • Trechos da Avenida Marquês de São Vicente no limite com a zona oeste;

  • Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, com bloqueios entre a Avenida Paula Ferreira, Rua Cel. Tristão, Rua Anastácio de Souza Pinto e Avenida Itaberaba.

Zona Leste
Na zona leste, o trânsito será interrompido em:

  • Avenida dos Metalúrgicos, entre a Rua Nascer do Sol e a Rua Edson Danillo Dotto;

  • Avenida Nagib Farah Maluf;

  • Largo do Rosário, entre a Rua Doutor João Ribeiro e a Avenida Penha de França.

Transporte público opera em regime especial

Vale lembrar que para atender melhor ao público, o Metrô ampliará a operação e todas as linhas funcionarão 24 horas entre a noite de sábado e a manhã de domingo, com embarque e desembarque liberados. A CPTM acompanha a medida e também manterá o serviço de forma ininterrupta no período.

Com blocos espalhados por toda a cidade e deslocamentos mais lentos, a recomendação das autoridades é priorizar o transporte público e planejar o trajeto antes de sair de casa. O Pré-Carnaval toma as ruas de São Paulo, e por isso, é preciso se programar com antecdência para evitar transtornos. 


últimas notícias