Diário de São Paulo
Siga-nos
Carnaval 2026

De Ivete Sangalo a Alceu Valença: confira os destaques do pré-Carnaval de SP

Com 177 blocos confirmados e nomes como Ivete Sangalo e Alceu Valença na programação, o pré-Carnaval de São Paulo começa neste sábado (7) e domingo (8) movimentando ruas e parques da metrópole

De Ivete Sangalo a Alceu Valença: confira os destaques do pré-Carnaval de SP - Imagem: Reprodução / André Muzell / Brazil News
De Ivete Sangalo a Alceu Valença: confira os destaques do pré-Carnaval de SP - Imagem: Reprodução / André Muzell / Brazil News

William Oliveira Publicado em 06/02/2026, às 09h46 - Atualizado às 10h15


O pré-Carnaval de São Paulo 2026 começou oficialmente e já toma conta das ruas da capital neste primeiro fim de semana, sábado (7) e domingo (8). A abertura da temporada contará com 177 blocos desfilando em diferentes regiões da cidade. Ao longo de todo o período — incluindo pré, Carnaval e pós-Carnaval — estão previstos 627 desfiles.

A grande novidade deste ano é a estreia de Ivete Sangalo à frente de um trio elétrico aberto no Parque Ibirapuera, reforçando a tendência de megablocos e atrações nacionais no Carnaval paulistano.

Sábado (7/2)

O sábado será marcado por estreias de peso e pela presença de blocos tradicionais, especialmente nos bairros de Pinheiros, Ibirapuera e região central.

Entre os destaques estão o bloco Quem Pede, Pede, comandado por Ivete Sangalo, no circuito do Ibirapuera, além do Bicho Maluco Beleza, com Alceu Valença. Pinheiros recebe blocos variados, enquanto a Rua Augusta concentra atrações ligadas à diversidade cultural e musical.

Domingo (8/2)

No domingo, o centro da cidade ganha protagonismo, com o tradicional desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta, além de atrações nacionais e internacionais. A Rua da Consolação será um dos principais palcos do dia.

O Circuito Ibirapuera também volta a receber grandes blocos, como o Monobloco, enquanto bairros como Butantã, Pompeia e Parada Inglesa entram no roteiro carnavalesco com opções para diferentes públicos, incluindo famílias.

Dicas para o folião

Carnaval em São Paulo -  - Imagem: Divulgação / Prefeitura de São Paulo
Carnaval em São Paulo - - Imagem: Divulgação / Prefeitura de São Paulo

A previsão do tempo indica calor intenso, com temperaturas próximas dos 30 °C, e possibilidade de pancadas de chuva fortes entre a tarde e a noite. A recomendação é levar capa de chuva e se manter hidratado.

A Sabesp disponibilizará pontos de distribuição gratuita de água nos principais circuitos. O uso do transporte público é indicado, já que estações próximas aos megablocos terão operação reforçada, como AACD-Servidor, na região do Ibirapuera, e Paulista/Consolação, no centro.

Para a segurança, a orientação é utilizar doleiras para guardar celulares e documentos e ficar atento ao monitoramento feito por câmeras de reconhecimento facial instaladas pela Prefeitura nos blocos de maior porte.

Transporte público

Para auxiliar os foliões, as linhas da ViaMobilidade e do Metrô de São Paulo terão operação especial 24 horas neste fim de semana de pré-Carnaval, sábado (7) e domingo (8), para garantir a mobilidade dos foliões que participarão dos tradicionais bloquinhos espalhados pela capital. A medida busca incentivar o uso do transporte público e reduzir o impacto no trânsito durante os eventos.

De sábado (7) para domingo (8), as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, manterão as estações abertas para embarque até meia-noite. Após esse horário, os trens continuarão circulando durante toda a madrugada, com funcionamento exclusivo para desembarque e transferências entre linhas, assegurando o retorno dos passageiros com segurança.

Metrô e trens vão operar 24h para o pré-Carnaval em SP - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa / Agência Brasil
Metrô e trens vão operar 24h para o pré-Carnaval em SP - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa / Agência Brasil

O Metrô de São Paulo também adotará esquema especial, mantendo todas as estações abertas para embarque e desembarque ao longo da madrugada.


últimas notícias